Uma intensa chuvada à hora de almoço da passada terça-feira deixou a cidade inundada em inúmeros locais, com algumas ruas transformadas em autênticos rios, caves inundadas e um caos no tráfego, agravado pelos inevitáveis “toques” entre viaturas que sempre acontecem em situações como estas.
A forte precipitação foi inesperada pois o dia tinha acordado cheio de sol e com uma temperatura amena após um fim de semana em que o mau tempo fustigou todo o país. Mas por volta das 13h00 ocorreu um autêntico dilúvio que durou até às 14h30, terminando tão subitamente como começara.
Bem perto da nossa redacção, a Rua Dr. Miguel Bombarda era um rio caudeloso que desaguava na Av. da Independência Nacional. Junto à estação, o largo ficou também inundado, passando os carros com alguma dificuldade. Nas partes baixas da cidade, a zona da Rainha e do Hospital Termal ficou também cheia de água, tendo-se, noutros pontos, soltado tampas de esgotos com a pressão das águas pluviais.
Os bombeiros caldenses foram chamados a intervir numa situação de desabamento na Rua das Flores e às inúmeras inundações em toda a cidade e na Tornada, mas não houve feridos a lamentar. Apenas o trânsito entupido porque a chuvada coincidiu precisamente com o período em que as pessoas saíam e entravam dos seus empregos e das escolas.
O site do Instituto de Meteorologia revela que no Cabo Carvoeiro (Peniche) se registou uma intensa precipitação à hora de almoço, sendo aquela estação meteorológica a mais próxima das Caldas da Rainha. Já a pluviosidade medida em Torres Vedras (Dois Portos), Leiria e Santarém revelaram que quase não choveu nesses pontos aquelas horas, o que significa que o dilúvio se concentrou numa área geográfica reduzida.
O gráfico que junto publicamos mostra claramente o pico de precipitação que ocorreu na região entre as 13h00 e as 15h00.
Na tarde do mesmo dia, em Tomar, um tornado fez estragos consideráveis naquela cidade e em algumas povoações limítrofes, tendo provocado dezenas de feridos, dois deles em estado grave.
C.C.






























