Chefias do CHO concluíram formação de liderança na ESE

0
603

LIDERANCA-ESECerca de 70 directores, chefes, coordenadores e responsáveis pelos serviços do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) receberam no passado fim-de-semana as últimas aulas práticas do curso de liderança que decorreu durante o mês de Maio, resultado de um protocolo com a Escola de Sargentos do Exército (ESE).
A formação teve componentes teóricas e práticas, tendo sido propostos ultrapassar vários desafios de grupo, especificamente delineados para esta formação, com o objectivo de fortalecer o espírito de equipa e a capacidade de coordenação e liderança de cada um.
As componentes teóricas foram dirigidas para as áreas de liderança, comunicação e desenvolvimento de equipas eficazes.
As provas práticas consistiram em equitação, armamento e tiro, orientação e navegação no terreno, educação física militar e actividades de team building.
Carlos Sá, director do CHO, considerou positivo este curso, no qual se pretendeu fortalecer o espírito de equipa. O tipo de exercícios propostos mostrou que os formandos conseguem fazer coisas que não pensavam conseguir “e noutros obrigaram as pessoas a pensar em equipa, porque não é possível ultrapassar esses desafios se não pensarem em conjunto”, disse.
Os benefícios para os serviços só serão possíveis de aquilatar com o tempo. Mas Carlos Sá acredita que “esta formação trará um contributo importante para a construção do centro hospitalar e para uma melhor prestação de cuidados de saúde”.
Sara, uma das formandas, considerou importante esta formação por juntar as pessoas das três unidades hospitalares do CHO – Caldas, Peniche e Torres Vedras. “Pôs-nos a reflectir sobre questões do dia-a-dia e como melhorar o desempenho e os objectivos sem sacrificar nenhum dos elementos. Tanto do ponto de vista pessoal como no trabalho de grupo foi uma óptima iniciativa”, disse.
Barros Duarte, comandante da ESE, disse ao nosso jornal que este tipo de iniciativas faz também parte da missão da escola. “Dá-nos muito trabalho, obriga-nos a ter muita disponibilidade, mas fazemos com muito gosto pois temos consciência que é para um bem maior. Quanto melhores forem as nossas empresas, os hospitais, as nossas instituições, melhor será o nosso país”, observou.
Hoje, 6 de Junho, é assinalado na ESE o Dia da Unidade, correspondente ao 33.º aniversário daquela escola.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -