Chef Chakall cozinhou nas Caldas com produtos da Praça da Fruta

0
1046
Praça da Fruta

O chef Chakall esteve nas Caldas no sábado, 21 de Agosto, para cozinhar ao vivo com produtos do Oeste. Veio em digressão, numa auto-caravana, para dar a conhecer o seu projecto Portugal Revisitado, que tem como objectivo criar novas receitas com produtos de cada região do país.

Nas Caldas, este cozinheiro argentino que vive na Lourinhã, escolheu a maçã como principal produto, que integrou nas três receitas que cozinhou, tendo como assistentes o presidente da Câmara, Fernando Costa, e o vereador Hugo Oliveira.

- publicidade -

A primeira paragem do chef foi na Praça da Fruta onde comprou maçãs, chalotas (pequenas cebolas), batatas, coentros e mel biológico. Estas escolhas acabaram por determinar uma nova ementa: quiche de maçã e morcela (entrada), frango panado com puré de maçã e batata (prato principal) e pizza de maçã caramelizada (sobremesa). Foi na entrada e na sobremesa que usou o mel biológico.

Foi ao som de “música pimba argentina” que Chakall atraiu os transeuntes a assistir à sua aula de culinária ao ar livre. Na Rua Miguel Bombarda montou uma plateia com cadeiras e os seus assistentes distribuíram vinho e queques enquanto a sessão não começava. O chef, que é também um comunicador nato, decidiu convidar Fernando Costa e Hugo Oliveira para seus assistentes de cozinha. E enquanto o primeiro foi chamado a cortar cebola, o segundo teve que bater ovos.

O evento foi bastante animado pois o cozinheiro pediu a participação de crianças e ainda promoveu sorteios de produtos das marcas que se encontram a patrocinar esta digressão.

“Como vivo a Lourinhã conheço tudo o que há de bom no Oeste”, disse Chakall, que mesmo assim se entusiasmou com as variedades propostas no mercado de ar livre, tão característico desta cidade.

Pretendo aproveitar os produtos regionais portugueses  e com eles realizar uma nova culinária portuguesa”, explicou o cozinheiro, que já tem vários livros publicados e programas na televisão.

Para o chef que diz que na sua forma de cozinhar, “não há regras nem limitações”, é preciso começar a investir na valorização dos produtos regionais. E para a criação dos novos pratos o faz questão de usar produtos e técnicas simples, acessíveis ao publico em geral.

“Portugal Revisitado” é também uma tourneé ecológica já que o número de quilómetros percorridos pela auto-caravana vai equivaler ao mesmo numro de árvores que serão plantadas no futuro. Este projecto assim tem acordado com a Quercus. Ao usar produtos locais, este projecto aposta também em menos r poluição e na ajuda a economia local.

Um problema com a electricidade não deixou o cozinheiro terminar o último prato e foi preciso pedir aos estabelecimentos comerciais em volta para terminar a última receita. Os transeuntes provaram as receitas e no final pediram vários autógrafos e fotografias ao lado do cozinheiro.

Esta iniciativa começou em Maio e já passou por locais como Castelo Branco, Setúbal, Lourinhã, Sagres, Loulé, Coimbra, Viseu, Aveiro, Marvão ou Estremoz.  A digressão está a meio, faltando doze localidades.

As novas receitas, criadas nas várias regiões, vão ser reunidas num novo livro que será lançado no próximo mês de Outubro. Irá também integrar três receitas do público, feitas com produtos regionais e que estão a chegaram ao chef através de e-mail. No final do ano Chakall regressará às Caldas para apresentar o novo livro, em parceria com a livraria 107.

Televisão suíça dá grande relevo aos mercados de ar livre

O programa “A Bon Entendeur” da Televisão Suíça de expressão francesa é dedicado nos meses de verão aos mercados realizados ao ar livre nas principais cidades daquele cantão, o que se transforma num grande atractivo para aqueles espaços de animação urbana.

No decorrer do programa, gravado ao ar livre com base numa roulotte especialmente preparada e instalada no mercado, os animadores percorrem aqueles espaços adquirindo produtos característicos de cada região e preparando depois as refeições para o espectador entender como é possível valorizar os produtos locais. O lema do programa é “comida local, da época e barata”.

No final é dado o custo a que fica cada refeição preparada a partir daqueles produtos, demonstrando que se praticam preços muito convidativos. Até este momento já foram apresentados programas nas cidades de Genebra, Morges, Lausanne, Vevey, Neuchâtel, Sion e Fribourg.

Uma das preocupações do programa é valorizar a comida mais equilibrada em termos dietéticos e que utilizem os produtos caseiros, convidando regularmente um especialista em alimentação para dar o seu parecer sobre os ingredientes apresentados.

Para os leitores que desejarem ver os programas podem fazê-lo no site www.tsr.ch/emissions/abe ou no cala da Televisão por caso TV5.

Um bom exemplo de serviço público de uma televisão generalista.

JLAS

- publicidade -