Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Renda de Bilros de Peniche

0
350

O município de Peniche premiou dez rendilheiras que participaram na 28.ª edição do Concurso de Renda de Bilros de Peniche, numa cerimónia que decorreu no passado sábado, dia 15 de outubro, na Auditório Municipal. A sessão contou com animação musical a cargo do músico local Alberto Leitão, que tocou originais do seu mais recente álbum “A Menina dos Meus Olhos” e uma música inspirada nas Rendas de Bilros e Rendilheiras de Peniche, intitulada “Mãos de Fada”.
A iniciativa, que se realiza desde 1990 e que, este ano, contou com vinte e seis participações, apesar de duas não terem ficado apuradas, visa “incentivar o interesse pela arte e cultura do património penichense”, explica o comunicado de imprensa.
As rendas são avaliadas pelo júri, nos termos regulamentares, de acordo com os seguintes critérios, que dizem respeito ao desenho e à técnica da renda: criatividade do modelo, composição do modelo, perfeição da execução e acabamento.
Este ano, foram atribuídos oito prémios no escalão C (do 1.º ao 5.º lugar e ainda três menções honrosas) e dois prémios no escalão B. A agraciada com o 1.º prémio do escalão C terá a sua renda no espólio do Museu da Renda de Bilros de Peniche. Porém, todas as vinte e quatro rendas aceites a concurso estarão expostas no mesmo museu até 18 de dezembro, numa exposição que também foi inaugurada no dia 15 de outubro e que pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Vencedoras:
Escalão C (+56 anos): 1.º Prémio – Umbelina Maria Silva Santos; 2.º Prémio – Ermelinda Cordeiro; 3º Prémio – Maria José Bernardo; 4º Prémio – a Maria Romão e Idália Maria Agostinho; 5º Prémio – Francelina Amaro e Maria Emília Cruz. Menções Honrosas: Maria do Carmo Gomes, Maria Fernanda Gonçalves e Margarida Venâncio.
Escalão B (17-55 anos): Liliana Viola e Sónia Hipólito.

- publicidade -