Cerca de 90 mil terão visitado a Expotur nos 10 dias de certame

0
278

Gastronomia, artesanato e muita animação são o garante do sucesso do evento que transforma a Expoeste no maior restaurante da região

Durante os 10 dias em que decorreu a Expotur-Festa de Verão terão passado pela Expoeste cerca de 90 mil pessoas. A estimativa é feita pelo presidente da Câmara, Vítor Marques, destacando a afluência de visitantes durante o certame, tanto pela gastronomia, como pelo artesanato e a animação.
“Havia muita expetativa com o reiniciar das tasquinhas, é um evento muito forte do nosso concelho e importante na região”, referiu o autarca. Com apenas 14 associações a participar, quando a média nas edições anteriores andava nas 20, estas acabaram por aumentar o número de lugares e servir mais refeições do que nos anos anteriores. “A estimativa é que foram confeccionadas mais de 60 mil refeições nos 10 dias de certame”, concretizou o autarca, destacando que as associações que decidiram participar “desdobraram-se em esforços. Foi um trabalho muito intenso, mas não baixaram os braços e, até ao final, responderam com um serviço de excelência”. Vítor Marques espera agora que possam “ver refletido nos lucros” para as respetivas coletividades o resultado desse esforço.
Algumas das associações participaram também com o serviço de bar e, por dois momentos, durante o certame, puderam fechar um pouco mais tarde, e, ao nível do artesanato, registou-se a mudança mais visível, com os stands a ser substituídos por bancas e a possibilitar uma maior visibilidade em todo o recinto. Também as IPSS marcaram presença para mostrar o seu trabalho, assim como alguns stands comerciais.
Este ano a animação foi constituída por animação itinerante pelo recinto e dois momentos de espetáculo, um às 21h00, com grupos locais, e cerca de uma hora depois, outro artistas de projeção nacional, que também atraíram bastantes visitantes.
Vítor Marques garante que as tasquinhas são para continuar. “É um evento que conta já com 27 anos e temos a consciência da sua importância a nível cultural, recreativo e associativo”, disse, acrescentando que permanecerão na Expoeste, que deverá ser requalificada, de modo a ser mais polivalente e acolher outro tipo de eventos. ■

- publicidade -