Foi a sétima edição do desfile, que percorreu as ruas com muita animação. Antes houve um mercadinho encantado
Cerca de três dezenas de Pais Natal percorreram as ruas da cidade das Caldas da Rainha em bicicleta, na tarde do passado sábado, 17 de dezembro. Esta foi a sétima edição do desfile, que é organizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Azul e pelo Grupo dos Amigos das Pasteleiras das Caldas e Óbidos.
Os Pais Natal saíram do Bairro Azul e seguiram em direção ao Bairro da Ponte, onde fizeram uma paragem no Largo Frederico e Pinto Basto. Daí o grupo seguiu pela árvore de Natal, na Praça 25 de Abril, pedalando e buzinando pela Rua Heróis da Grande Guerra até surgir uma nova paragem em frente ao Museu de Ciclismo. Chegou a ser equacionada uma ida ao Parque D. Carlos I, mas que acabou por não se realizar.
Depois, o cortejo subiu entre a rotunda da Rainha e a Praça da Fruta, antes de o desfile terminar junto à árvore de Natal, já iluminada.
Entre os cerca de trinta Pais Natal que desfilaram pelas ruas da cidade havia participantes de várias idades, sendo o mais novo um bebé que seguia “à boleia” do seu pai.
“Foi excelente, tendo em conta o tempo de pandemia que vivemos, que não permite grandes aglomerações”, analisou o recém-eleito presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul, João Ricardo,
O dirigente realçou o cumprimento das normas de segurança, com os participantes no desfile distanciados, cada um na sua bicicleta e todos com máscara.
Um dia de festa
Este foi, de resto, um dia de festa no Bairro Azul, que antes do desfile dos Pais Natal de bicicleta já se havia iniciado com o mercadinho encantado, uma colaboração com a Associação de Artesãos, que ajudou a dinamizar o bairro durante todo o dia.
Perto da sede daquela associação, que foi fundada em julho de 2016 (e que consegue recriar o espírito de coletividade que existe nas associações em meios rurais, sendo esta em contexto urbano), foram colocadas várias bancas de artesanato e houve atuações do Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio e também do Orfeão Caldense.
“Esperamos que no próximo ano seja ainda melhor”, referiu João Ricardo, agradecendo aos parceiros que possibilitaram a realização da iniciativa e também aos participantes. ■






























