Ceramistas homenageiam Bordalo com busto gigante

0
1162
notícias das Caldas
Os autores Vítor Lopes e Carlos Constantino deram vida a uma expressiva caricatura de Bordalo Pinheiro

Rafael Bordalo Pinheiro faleceu a 23 de Janeiro de 1905. Passaram 106 anos na passada segunda-feira e há nas Caldas dois ceramistas que decidiram prestar-lhe homenagem através de um grande busto que retrata o mestre em caricatura que vai agora dar origem a uma série limitada.
A ideia para criar esta peça partiu de Vítor Lopes, ceramista que domina sobretudo a área dos moldes e, por isso, foi pedindo ajuda a outros autores que lhe modelassem os traços fisionómicos de Rafael Bordalo Pinheiro.
“Estou a trabalhar na peça com o Carlos Constantino desde Agosto e apenas aos fins de semana”, contou Vítor Lopes, que desenvolve o seu trabalho numa área na Expoeste e se disponibiliza a ensinar a fazer cerâmica a quem quiser.
Quem sabe qual é a melhor expressão para dar à caricatura bordaliana é Carlos Constantino que é, aliás, um dos mais talentosos caricaturistas da actualidade. Possui atelier no Nadadouro e são de sua autoria (e do irmão) peças dedicadas a figuras famosas como José Saramago, Eça de Queirós e às fadistas Mariza e Amália. Também tem peças que representam Fernando Pessoa, Zé Povinho, Woody Allen, Péle, Figo e Einstein.

 

- publicidade -