Centro social da Amoreira renovado pelos colaboradores do Grupo Sovena

0
586
Centro social da Amoreira
Quadros de vários países arregaçaram as mangas e renovaram o espaço

Cerca de uma centena de trabalhadores do grupo Sovena – um dos principais operadores a nível mundial no sector dos azeites – meteu mãos à obra e, durante quatro horas, limpou, pintou e reorganizou parte do Centro Social e Recreativo da Amoreira. A actividade teve lugar no dia 1 de Outubro e resultou de uma acção de responsabilidade social do grupo, que reuniu os colaboradores de vários países no hotel Marriott para um congresso de dois dias.

“Entraram em contacto com a Junta de Freguesia porque queriam oferecer o dinheiro que iriam gastar no almoço no hotel a uma instituição da freguesia”, contou o presidente, José Simões. A escolha recaiu no Centro Social e Recreativo da Amoreira, onde o grupo pintou as paredes do refeitório, usado diariamente por crianças e idosos, substituiu mobiliário em más condições e decorou e colocou sinalética homologada naquele espaço.
O grupo, que detém marcas de óleos e azeites como Fula e Oliveira da Serra, ficou ainda sensibilizado com o mau estado dos frigoríficos existentes, com mais de 30 anos, e decidiu colaborar também na compra e instalação de uma câmara frigorífica para armazenamento de produtos alimentares.
Esta acção traduziu-se num apoio superior a 13 mil euros em benefício daquela instituição.
Em contrapartida, a associação ofereceu-lhes o almoço: porco no espeto para a maioria, e também peixe, pois alguns dos participantes eram muçulmanos.
“Devia haver mais iniciativas deste género, as empresas devem pensar na bolsa de valores sociais”, disse à Gazeta das Caldas José Simões, que é também vice-presidente daquela instituição de solidariedade social. Diz mesmo que este devia ser um exemplo a repetir por outras entidades.
O Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira foi criado na década de 60 e tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida dos seus associados, através das valências de creche e jardim de infância, centro da terceira idade e a dinamização de secções de desporto, actividades de ar livre e cultura.
Uma das vertentes mais fortes tem sido a área social, nomeadamente o apoio à terceira idade, com a criação de um serviço de apoio domiciliário e de um centro de convívio e o apoio à infância através do centro de actividades de tempos livres.
A Sovena, detida pelo Grupo Nutrinveste, é uma multinacional de origem portuguesa  e actualmente o segundo maior operador de azeite do mundo, comercializando mais de 180 mil toneladas por ano e exportando para mais de 70 países. Tem sete fábricas em Portugal, Espanha, EUA e Tunísia e representações, para além destes, em Brasil, Angola e Marrocos. Dá emprego a mais de 1.300 colaboradores em todo o mundo.

- publicidade -