Centro de Dia de Pragança já tem um ano e foi agora inaugurado

0
705
A instituição vai promover actividades diversas, de carácter lúdico e cultural

A funcionar há cerca de um ano, foi oficialmente inaugurado, a 4 de Novembro, o Centro de Dia de Pragança (Cadaval), situado no sopé da serra de Montejunto.
O edifício, que é também a sede da Associação de Solidariedade Montejunto, foi inaugurado pelo presidente da Câmara do Cadaval, Aristides Sécio, num acto que contou com a presença da directora distrital da Segurança Social de Lisboa, Susana Branco.
Após visita às instalações do novo Centro de Dia, a inauguração prosseguiu com um momento solene de discursos, finalizando com lanche-convívio e actuação do Rancho Folclórico “Neveiros de Montejunto” de Pragança.
Segundo Marlene Fernandes, directora técnica do centro de dia, apesar de estar a funcionar há um ano, a instituição aguardava a entrega da viatura especial de transporte dos utentes para ser feita a inauguração oficial do equipamento.
Orçada em 430 mil euros, a construção da infra-estrutura foi co-financiada, em 190 mil euros, pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Da restante fatia de investimento, 100 mil euros foram obtidos por via de donativos por parte da população e os restantes 140 mil resultaram de um empréstimo bancário. A Câmara do Cadaval cedeu o direito de superfície do terreno onde este foi implantado e fez os arranjos exteriores.O Centro de Dia tem capacidade para 30 utentes e o Serviço de Apoio Domiciliário foi projectado para dez pessoas.
De acordo com Marlene Fernandes, pretende-se “que os utentes tenham um serviço de qualidade, proporcionando não só os serviços mais básicos (alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas e higiene habitacional), mas também um suporte para qualquer necessidade que o utente ou a família evidenciem”.
A instituição vai também promover actividades diversas, de carácter lúdico e cultural, “para que estes se mantenham ocupados, preservem o mais possível as suas faculdades e que se sintam bem e felizes aqui”.

P.A.

- publicidade -