Projeto prevê a criação de dezenas de postos de trabalho altamente qualificados
A Valvian, startup liderada por Nuno Prego Ramos, irá instalar em Óbidos um centro de produção e investigação científica “com ambição europeia, reforçando o posicionamento de Portugal como território de inovação em saúde, farmacologia e inteligência artificial”, informa o Parque Tecnológico. O projeto integra unidades de I&D e uma fábrica de produção biotecnológica avançada, prevendo-se a criação de dezenas de postos de trabalho altamente qualificados e o fortalecimento do ecossistema tecnológico da região.
O presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel considera que este projeto, de grande dimensão, terá um “impacto direto na economia nacional, na criação de emprego qualificado e na afirmação de Óbidos como território de inovação”. Além disso, “investir em biotecnologia é, obviamente, investir na qualidade de vida, na investigação aplicada e em soluções que fazem a diferença na vida das comunidades”, acrescentou o autarca.
O empreendedor Nuno Prego Ramos adquiriu recentemente cinco lotes e o seu “empenho e capacidade de liderança vão transformar o nosso Parque Tecnológico num ecossistema de inovação e biotecnologia”, destacou.
Ainda de acordo com Filipe Daniel, este novo centro permite dar um “passo firme” no caminho da diversificação económica, da atração de talento e da valorização do conhecimento científico.
Na opinião de Miguel Silvestre, diretor executivo do PTO, este investimento confirma a capacidade deste Parque em “atrair empresas de base científica com visão global”. “A aposta da Valvian demonstra que é possível fazer ciência e tecnologia de ponta fora dos grandes centros, promovendo desenvolvimento económico, atração de talento e inovação com impacto real na sociedade”, concretiza.
Nuno Prego Ramos anunciou também o desenvolvimento do projeto Hospital do Futuro, que irá recorrer à inteligência artificial para melhorar os cuidados prestados no Serviço Nacional de Saúde.































