Centro Comercial da Rua das Montras animado por grupo de estudantes

0
643

notícias das CaldasO Centro Comercial da Rua das Montras ganhou uma nova vida no sábado passado, 28 de Maio, com uma série de iniciativas dinamizadas por um grupo de alunos da Escola Secundária Raul Proença.
Inseridos num projecto desenvolvido para a disciplina de Área Projecto, seis jovens prepararam várias actividades, tais como a actuação de alunos do Conservatório das Caldas, pinturas faciais, distribuição de rebuçados e de folhetos de divulgação do centro comercial.

Ana Fernandes, Cláudia Monteiro, Francisca Correia, Jessica Valadares, Rita Santos e Rodrigo Ferreira dinamizaram ao longo deste ano lectivo um projecto, denominado “ArchiReProject”, que tem como tema a reabilitação urbana e pode ser acompanhado na Internet (www.wix.com/archireproject/archireproject).
Os alunos decidiram abordar o Centro Comercial da Rua das Montras por o considerarem um local propício para uma intervenção reabilitativa ao nível físico e também de forma a articulá-lo com o comércio tradicional. “Entre as várias opções que tínhamos para fazer um trabalho, escolhemos este centro comercial”, explicou Ana Fernandes, até porque para estes jovens o local tem muitas “memórias de infância”.
Durante este ano lectivo os alunos também recolheram informações históricas e dados estatísticos daquele espaço, fazendo várias entrevistas com responsáveis do centro comercial, da associação comercial e da autarquia.
De acordo com a observação feita, “percebemos que existiam 21 lojas e que o número de visitantes era escasso [dados de Dezembro de 2010]”.
Segundo a análise que fizeram, as necessidades de reabilitação deste local relacionam-se com a acessibilidade (para pessoas com deficiências motoras e visuais), a iluminação, a ventilação, a decoração e o aproveitamento comercial.
O trabalho incluiu ainda a produção de uma maqueta digital com uma proposta de renovação do centro comercial, que também está disponível na Internet.

- publicidade -

 

- publicidade -