Centenas de pessoas juntaram-se na Praça da República na noite de 31 de Dezembro de 2011 para 1 de Janeiro de 2012, para assistirem ao espectáculo de passagem de ano preparado pela Câmara das Caldas.
A autarquia optou por um orçamento contido, mas não quis deixar de assinalar a passagem do ano. Foram gastos 4.950 euros, que pagaram os artistas, o palco e o fogo de artifício final.
Segundo António Marques, que falou em nome da autarquia, “a câmara quis demonstrar que apesar das dificuldades também são necessários momentos de lazer”.
O espectáculo musical começou com as Tok Fatal, um dueto composto pelas jovens caldenses Márcia Martins e Alexandra.
A também caldense Rebeca foi a estrela da noite (ver caixa). “A Rebeca é uma artista nacional, mas que temos a felicidade de ser das Caldas e estar sempre disponível para nos ajudar”, revelou António Marques.
À festa assistiram não só os caldenses, mas também algumas pessoas de fora. Francisca Silva, de 20 anos, e Diana Teixeira, de 19 anos, são de Lisboa e passaram pela primeira vez o ano nas Caldas da Rainha. Diana Teixeira é estudante no curso de Design de Ambientes na ESAD e convidou a sua amiga a festejar consigo na terra que a acolheu. “Como não fui ter com o meu namorado ao Porto, convidei a minha amiga”, explicou. “Estamos a gostar, estar a ser giro. Não esperávamos que houvesse um concerto”, disse Francisca Silva. As duas amigas estavam preparadas e trouxeram uma garrafa de champanhe para abrir à meia-noite.
Outra estudante da ESAD foi a responsável pela presença dos pais na festa de passagem de ano nas Caldas. “Viemos trazê-la às Caldas, porque vão começar as aulas, e acabámos por ficar cá”, disse António Caeiros, de Belmonte, que também estava a gostar do espectáculo na Praça da República.
Antes das doze badaladas, o edil Fernando Costa dirigiu-se aos presentes e aos emigrantes, desejando -lhes Bom ANo, apesar das dificuldades que se adivinham. O autarca aproveitou a ocasião para lamentar que o seu percurso como presidente da Câmara esteja na recta final.
Rebeca apresentou videoclip que foi filmado na Praça
A cantora caldense comemora este ano 15 anos de carreira
A caldense Rebeca foi a responsável por dar as boas vindas a 2012 no habitual concerto na Praça da Fruta. “Vou cantar as minhas melhores músicas, as mais famosas e também apresentarei o meu último trabalho, “Voltei a Viver”, comentou a cantora enquanto dava conta dos últimos pormenores antes da entrada em palco.
O seu último trabalho, “Voltei a Viver” foi lançado há cinco meses, é o seu oitava álbum de originais “já é disco de ouro”, disse a cantora, muito satisfeita com o facto.
Além das canções, o espectáculo de fim de ano na Praça ainda contou com a apresentação do videoclip da canção de Rebeca “Porta-te bem rapaz” que foi gravada na Praça da Fruta, “o que é algo que muito me orgulha já que as Caldas da Rainha é a minha cidade”. E se por um lado aprecia actuar na sua cidade “pois estou com a minha família e a cantar para pessoas que conheço”, por outro, “também fico um pouco mais nervosa por estar a jogar em casa”.
Segura de que iria correr tudo bem, Rebeca contou que gosta de participar nestas festas de Passagem de Ano e que, já no ano anterior tinha participado no Revellion no Salão Milénio. Em 2009, também esteve a trabalhar mas em Guimarães, cidade que este ano é a capital europeia da cultura e cuja comissão é presidida pelo caldense João Serra.
Rebeca, que além de cantora é também professora de piano e de formação musical, vai assinalar em 2012, os seus 15 anos de carreira como cantora.
Adorava poder ter assistido,mas como moro em Inglaterra (origem de caldas) não pude e pena :(