Centenas de voluntários garantem 10 dias de Tasquinhas das Caldas

0
1287
A “mesa” está posta e pronta a receber visitantes até ao próximo domingo

A gastronomia típica e animação diária são a receita para o sucesso do evento, que nesta edição conta com a presença de 15 tasquinhas e mobiliza centenas de voluntários durante 10 dias

Maria Costa e o marido Alberto estão a passar férias na região e, logo no primeiro dia de tasquinhas, deslocaram-se à Expoeste para jantar. “Gostamos sempre de cá vir e a comida é muito saborosa”, conta a turista, acrescentando que normalmente procuram pratos “mais fora do comum” ou que não confecione em casa. Já são uma presença regular do evento, que “recomendam” e escolheram o primeiro dia para evitar a espera de outros mais concorridos. “Pensámos em vir porque seria mais calmo, mas se calhar ainda vamos voltar noutra ocasião”, rematou o casal oriundo da Guarda.

As tasquinhas abriram portas ao final da tarde de sexta-feira, 8 de agosto, e mantêm-se até 17 de agosto, transformando o recinto da Expoeste num grande restaurante, com mais de mil lugares. Este ano, o evento conta com a participação de 15 tasquinhas de associações e coletividades do concelho, mais uma do que no ano passado. O Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, que há vários anos não participava no certame, regressou nesta edição. Este ano, como a instituição não está encarregue de organizar a festa anual da Foz, teve disponibilidade para estar presente na Expoeste. A garantir o seu funcionamento está um “grupo de voluntários extremamente voluntarioso e com bastante empenho em que as coisas corram bem durante todos os dias”, agradece o presidente da associação, José Quaresma. Os produtos da Lagoa e comercializados na Foz do Arelho são o destaque desta tasquinha.

- publicidade -

A edição de 2025 conta também com a participação de seis bares e de 35 stands institucionais das associações do concelho, juntamente com um outro dedicado ao município e às freguesias do concelho. A estes juntam-se 41 expositores de artesanato.
O certame compreende ainda uma zona de diversão, com insufláveis, um carrossel, matraquilhos, bancas de produtos locais como mel, pão de ló, cutelaria e as tradicionais roulottes de farturas. A animação é também diária, com artistas como Rebeca, Emanuel, Jorge Guerreiro, Luciana Abreu ou Miguel Azevedo a subir ao palco principal. No Espaço dos Bares também há música ao vivo de Djs.

“Esta é, talvez, a festa mais popular [no concelho], ou, pelo menos, em Santo Onofre”, começou por dizer o presidente daquela união de freguesias, Nuno Santos, na cerimónia de inauguração, na tarde de sexta-feira. Também presente, e em representação do presidente da Assembleia Municipal, Alice Gesteiro lembrou que este é um evento que já se realiza há muitos anos e que “é de louvar” que se mantenha, deixando um agradecimento à autarquia, a toda a equipa que “trabalha duramente para que hoje [9 de agosto] possa estar tudo preparado para começarmos” e, sobretudo, aos voluntários das várias associações e coletividades, que garantem o seu funcionamento. “É aqui que também vêm colher algumas receitas para poderem levar as suas instituições e as suas associações para a frente”, concretizou.

Alice Gesteiro não esqueceu os emigrantes, que nesta altura voltam à terra natal, mas também os imigrantes que escolheram esta zona para residir, e que ali encontram um local de boa gastronomia e convívio, que “importa que perdure por muitos anos”.

Também o presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou a presença das tasquinhas e o trabalho dos voluntários durante os 10 dias de evento. O autarca deixou o convite a uma visita, realçando que o propósito do certame é o de “fortalecer as nossas associações, que são tão importantes e que, dia após dia, dão um contributo único àquilo que são as atividades do nosso concelho”.

Trata-se de um investimento da autarquia de 226 mil euros, que “será multiplicador de receitas, assim esperamos, para a nossa economia e movimento associativo”, concretizou Vítor Marques.

Feira do 15 de Agosto
Hoje e amanhã (dias 14 e 15) irá decorrer a Feira do 15 de Agosto, que este ano contará com a presença de 70 feirantes e três diversões. Este ano a autarquia disponibilizou, pela primeira vez, eletricidade a todos os feirantes que participam na feira anual que ainda se vai realizar no mesmo local, no recinto da Feira.

No entanto, a expetativa do atual executivo é a de que, no futuro, a Feira do 15 de Agosto possa passar para o novo espaço. De acordo com Vítor Marques a alteração ao PDM já foi realizada e há a permissão para se realizarem as feiras no terreno situado na zona dos Texugos. “É um espaço bastante superior, plano e que permite usufruir de um terreno de estacionamento a 100 metros”, disse o autarca, referindo-se ao local para onde está previsto um estacionamento também de apoio ao centro da cidade.

O presidente da Câmara visitou as várias tasquinhas durante a inauguração
- publicidade -