Parque com três pistas de bicicletas e motas será mantido pela associação Parte-Manetes e abriu as portas no passado sábado
Isaque Vicente
Centenas de pessoas acorreram, na manhã do passado sábado, 21 de agosto, ao local onde antigamente se realizava a Feira do Gado na Benedita para assistir à inauguração do novo parque desportivo motorizado da vila.
O novo circuito contempla três diferentes pistas: uma para os amantes das motos todo-o-terreno, vocacionada para modalidades de super-enduro e hard-enduro, uma segunda para motos, mas mais dedicada às crianças e jovens pilotos da região; e ainda uma pista pumptrack, dedicada aos amantes de bicicletas.
Rodrigo Vicente, presidente da Associação Parte Manetes, recordou à Gazeta que, antes desta pista, existia uma outra que os amantes das motos utilizavam na Benedita há alguns anos, na Quinta da Serra, num local que está incluído na zona da nova Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), pelo que este investimento “vem colmatar” uma lacuna da freguesia.
Já a presidente da Junta da Benedita, Maria Lurdes Pedro, explicou que este terreno, onde se realizava a Feira do Gado, estava sem utilização e sem qualquer projeto, tendo-se decidido por criar um parque motorizado. “Nunca imaginava que o resultado final fosse este”, admitiu a autarca, salientando a importância deste projeto a nível social e comunitário, mas também desportivo e económico. “É um projeto para os homens e as mulheres da Benedita do amanhã”, frisou.
Maria Lurdes Pedro explicou, ainda, que neste projeto se aproveitaram os recursos existentes aos quais se juntou investimento financeiro e trabalho em conjunto. “Ainda não está quantificado o custo”, explicou a autarca à Gazeta das Caldas. Anteriormente, ao nosso jornal o presidente da associação, Rodrigo Vicente, havia salientado que, sem apoios de materiais, maquinaria e pessoal da parte da Junta, a construção de uma estrutura deste tipo representaria um investimento superior a 40 mil euros.
“É um orgulho hoje ser presidente de Junta da Benedita com este projeto”, disse Maria de Lurdes Pedro, acrescentando que após a construção “fica uma grande responsabilidade” para a Associação Parte Manetes, entidade que ficará a cargo de manter o circuito de pistas. Nesse sentido, uma empresa cedeu à associação um bar móvel, para colocar no recinto, por forma a permitir angariar receitas que possam ajudar a cobrir os custos de manutenção. Outra vertente de financiamento será o aluguer da pista a atletas federados. “A utilização será gratuita, mas a pista poderá ser alugada”, esclareceu o presidente da associação. Nesta fase o que está previsto é que todos os fins de semana exista manutenção das pistas, sendo os próprios membros da associação que a irão assegurar.
A Associação foi fundada há cerca de 10 anos, mas tem as raízes em tempos idos, nomeadamente, no Motorclube da Azambujeira. “Foram os pais de alguns dos atuais membros que fundaram o Motorclube e alguns ainda fazem parte da associação”, frisa Rodrigo Vicente. O grupo tem vindo a crescer “das 10 motas para perto de 100” e costuma organizar passeios solidários para ajudar os Bombeiros da Benedita. ■

































