Foi recentemente criado o Curso de Especialização Tecnológica de Técnico/a Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro, cujo curso será dado no Cencal. Foi, aliás, esta entidade que propôs a criação deste perfil de criadores que dominam as duas técnicas das artes do fogo tradicionais em Portugal, e especialmente na região do Oeste e Marinha Grande.
Este curso terá 1500 horas de duração, repartidas em 150 horas de formação geral e científica, 900 horas de formação tecnológica e 450 horas de estágio numa empresa. A formação decorrerá nas Caldas da Rainha e na Marinha Grande e pode ser frequentada por quem possuir um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
Quem tiver obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano e não o tenha concluído, também será aceite. Serão igualmente aceites titulares de uma qualificação profissional de nível 4 ou ainda quem tiver um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e que pretenda a sua requalificação profissional. Podem também candidatar-se indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, seja reconhecida capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso neste curso.
O Cencal está a estabelecer alguns protocolos com universidades e politécnicos do país que já revelaram interesse em colaborar na realização deste curso. Para já constam a ESAD, o Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade de Aveiro mais especificamente relacionando com os seus cursos de Design e de Engenharia de Materiais.
O centro de formação caldense vai também estabelecer protocolos com empresas e ateliers para a realização da formação em contexto de trabalho, cumprindo assim o que é o regime dual, actualmente defendido pelo sistema educativo português.
Abertas inscrições para novos cursos
O Cencal vai lançar no início deste ano o percurso Modular Técnicas de “Produção Cerâmica em Pequenas Séries”, que se destina a desempregados com habilitações mínimas do 9º ano, mas que poderão ir até níveis mais elevados. A formação pretende desenvolver e reproduzir peças cerâmicas em pequenas séries, desenvolvidas em atelier ou em pequena empresa de cerâmica. Esta acção, de 300 horas, decorrerá em período laboral nos dias úteis entre as 9h00 e as 17h00.
Vai também iniciar-se um novo ciclo de formação em Modelação Cerâmica para ministrar aos participantes conhecimentos técnicos para desenvolver modelos de peças cerâmicas a partir de projectos ou esboços criados anteriormente. Este ciclo destina-se especialmente a pessoal de empresas cerâmicas que tenham necessidades de competências técnicas na área da modelação, numa perspectiva de reconversão de pessoal.
O curso terá 100 horas e vai decorrer a partir de 13 de Fevereiro, às quartas-feiras das 9h00 às 17h30.
Na área das tecnologias de informação e comunicação, o Cencal vai lançar pela primeira vez um percurso modular de “Programação em ambiente web”, o que permitirá alargar as competências a informáticos da região nesta área em expansão.
Para mais informações consultar a página www.cencal.pt































