A partir de Abril, o Cencal vai iniciar um curso, no sistema de formação dual (parte na empresa), para técnicos para a indústria cerâmica com competências para planear e coordenar o processo produtivo de fabrico de produtos cerâmicos, destinado a jovens a partir dos 15 anos e inferior aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade como habilitação mínima.
Depois de alguns anos de crise, há empresas em várias partes do país que estão com carências de técnicos nesta área, razão pela qual o centro de formação caldense vai iniciar esta acção.
O curso terá a duração de dois anos, dando direito a Bolsa de Profissionalização, subsídio de transporte e refeições. No último trimestre de 2015 será também lançado um curso para o mesmo público e nas mesmas condições, para técnico de modelação cerâmica.
Também a partir de Abril vai estar de regresso o curso de Cerâmica Criativa, para adultos com idade superior a 18 anos e com o 12º ano de escolaridade. A formação visa a qualificação de ceramistas com competências para conceber e executar peças de cerâmica de cariz artístico e utilitário e ainda proceder à gestão básica de um atelier. Este curso tem vindo a repetir-se nos últimos anos e formou parte da nova geração de ceramistas portugueses, dado que o centro de formação caldense é o único local do país onde se faz formação neste domínio com certificação profissional.
Ofícios de Arte tem 16 alunos
A decorrer desde Dezembro está o curso inovador de Técnico Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro que é frequentado por 16 candidatos de várias localidades e formações. Alguns possuem o 12º ano e vêm de áreas criativas enquanto que outros já têm formação superior em Artes, Design, Gestão e Administração.
O curso ministra conhecimentos técnicos para conceber produtos e serviços de cerâmica e vidro, tendo em conta as tendências da moda, do mercado e da viabilidade produtiva/comercial, com capacidade para trabalhar em cooperação. Actualmente a formação decorre nas instalações nas Caldas pois estão a seguir a formação em cerâmica. Em meados de Abril o curso passará a funcionar nas instalações na Marinha Grande para a formação na área do vidro. Os formandos deste curso já visitaram este mês empresas da região como a Molde, a SPAL e a Braz Gil Studio.
Este curso pretende criar um novo perfil em Portugal, que é usual em vários países europeus, do Mestre de Artes e Ofícios, no caso especializado nas áreas da Cerâmica e do Vidro. O Cencal tem também a funcionar, ao fim de semana, um curso de Azulejaria Contemporânea. Em Março começa outro, dedicado à Azulejaria de Arestas.
Língua e cultura chinesa em Alcobaça
No sistema de dupla certificação, escolar e profissional – com estágio nas empresas – vai realizar-se, a partir de Março, o curso de Técnico Comercial, para adultos desempregados com idade superior a 23 anos e com o 9º ano de escolaridade.
O curso, com a duração de um ano e meio, destina-se a qualificar profissionais na área comercial com competências para vender produtos e/ou serviços em empresas comerciais ou outras, concedendo no final a habilitação do 12º anos de escolaridade.
Em Março vão decorrer, também nas Caldas, percursos modulares de atendimento comercial, legislação laboral e de auditoria da qualidade para profissionais.
No seu pólo de Alcobaça, o Cencal vai realizar em Abril, o curso de Iniciação à Língua e Cultura Chinesa, para capacitar as empresas para a negociação no novo mercado emergente para Portugal que é a República da China.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























