“Tasquinhas…inhas” celebraram S. Martinho no Sobral do Parelhão

0
592
Autarcas
Alguns autarcas do Bombarral durante as tasquinhas no Sobral

Assumindo não terem condições para realizar as tasquinhas que em tempos animaram o Sobral do Parelhão, os responsáveis da Sociedade Recreativa Sobralense optaram por promover um evento mais reduzido que atraiu centenas de pessoas durante o passado fim-de-semana.
As “Tasquinhas…inhas de São Martinho” não têm a dimensão dos eventos antecessores, mas a qualidade dos petiscos servidos mantém-se.

Passarinhos da avó com migas, dobrada com feijão branco, cozido à portuguesa, pezinhos de coentrada e moelas, foram algumas das iguarias disponíveis na ementa, tendo a água-pé e o vinho novo servido de acompanhamento privilegiado.
As castanhas assadas e a batata-doce também não faltaram, até porque o São Martinho foi o mote para o regresso das tasquinhas ao Sobral do Parelhão.
Para os dirigentes da colectividade o balanço das primeiras “Tasquinhas…inhas de São Martinho” é muito positivo e por isso a realização da segunda edição está já a ser ponderada.
No entanto, o presidente Sociedade Recreativa Sobralense, Mário Jorge, salientou que “não existem condições humanas para se fazer umas tasquinhas com a dimensão daquelas que em tempos aconteceram”.
Tendo em atenção os tempos que correm e as dificuldades com que as colectividades se debatem, o dirigente considera que “temos de nos comedir e organizar eventos dimensionados àquilo que a colectividade é neste momento”.
Presente no local, o presidente da Câmara do Bombarral, José Manuel Vieira, elogiou o facto de “em boa hora a teimosia de meia dúzia de habitantes do Sobral ter feito com que estas tradições não tenham morrido”.

- publicidade -