
O certame de Rio Maior onde a cebola é rainha contará este ano com a presença de 38 ceboleiros e irá realizar-se entre os dias 31 de Agosto e 4 de Setembro.
A Frimor 2012 – Feira Nacional da Cebola tem inscritos 60 expositores, 24 expositores institucionais, sete tabernas típicas, uma mostra gastronómica de carnes certificadas e ainda exposição agrícola e automóvel, feira da saúde, animação musical, artesanato e o passeio equestre.
O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, está de volta a Rio Maior, à semelhança do que aconteceu o ano passado, para inaugurar a feira.
A festa realiza-se na cidade há mais de dois séculos e nesta edição a organização, que junta a Câmara e a Associação Empresarial, pretende continuar com a estratégia de anos anteriores, que consiste em envolver toda a comunidade riomaiorense e trazer milhares de visitantes à cidade no decorrer dos cinco dias em que dura o evento. Nas últimas décadas o certame tem perdido parte da sua vertente agrícola, fruto da diminuição desta actividade no concelho, mas a organização irá tentar reverter esta tendência e mostrar aos agricultores as inovações técnicas do sector.
No dia 1 de Setembro irá realizar-se o Festival de Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, com a participação de formações de Amarante, Benedita, Caldas da Rainha, Alcanena, Benavente, Ourém, Municipais do Cartaxo, Rio Maior, São Martinho e Torres Novas. O cortejo pelas ruas da cidade terá início às 20h30.
No dia seguinte terá lugar um Passeio Equestre à Moda Antiga, cuja inscrição custa 10 euros, ou 15 euros (com almoço incluído). As informações podem obtidas através do 913388413 ou do facebook da Quinta do Canhão, que organiza o passeio.
Diariamente haverá animação e espectáculos com Carlos Alberto Moniz (31 Agosto), José da Câmara e artistas riomaiorenses (2 de Setembro), David Antunes & The Midnight Band (3 de Setembro) e Diana Gil (4 de Setembro). Este ano existe também um novo espaço de animação nocturna, denominado FrimorFest, com a presença de DJs.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























