Casal Pardo inaugurou Centro Comunitário Pastoral José Nazário

0
1680

notícias das CaldasCentenas de pessoas participaram no Casal Pardo (Alfeizerão) na tarde de 6 de Novembro, na inauguração do Centro Comunitário Pastoral José Nazário, que contou com a presença do cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Trata-se de um equipamento com uma área de 530 metros quadrados, composto por seis salas para catequese, uma sala multiusos, uma sala para idosos, cozinha e um gabinete particular para José Nazário, o benemérito que financiou integralmente este investimento, no valor de 300 mil euros.

Este filho da terra partiu novo para os Estados Unidos, onde trabalhou na construção vindo depois a tornar-se empresário da construção civil. À custa de muito trabalho almejou uma situação económica que lhe permitiu agora oferecer ao Casal Pardo estas instalações.
D. José Policarpo referiu durante a cerimónia que José Nazário é “um conterrâneo que não esqueceu a sua terra e com este gesto deu-nos um grande exemplo, que hoje é muito difícil de dar”.
Na inauguração estiveram também presentes o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, a presidente da Junta de Alfeizerão, Natividade Marques e os padres Joaquim Vieira Gonçalves (da comunidade de Alfeizerão) e António Marques (que esteve 25 anos naquela paróquia).
O padre Joaquim Gonçalves também teve palavras de elogio para José Nazário: “através da sua abundante generosidade para connosco, temos hoje uma casa onde se dá uma palavra às crianças e onde se dá carinho aos idosos”.
Paulo Silveira, da comissão do Centro Comunitário agora inaugurado, agradeceu a presença do cardeal patriarca neste acto e realçou o trabalho notável do padre Joaquim Gonçalves e o apoio da presidente da Junta de Freguesia. Enalteceu de uma forma muito sentida a contribuição dada por José Nazário e família, porque este, além de doar o terreno, suportou integralmente o custo da obra. O seu nome ficará para sempre ligado como o maior benemérito e o melhor amigo do Casal Pardo.
Referiu ainda que José Nazário mostrou algumas reticências em aceitar que o seu nome figurasse no edifício. “Só um homem com tal grandeza e nobreza poderia ter esta atitude”, disse.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, recordou pessoas que estiveram envolvidas neste projecto e que já partiram, como é o caso de António Oliveira Agostinho. Referiu que “é muito importante o contacto intergeracional para que as gerações aprendam umas com as outras” e citou o caso dos mais jovens que precisam de recuperar valores que andam um pouco perdidos.
Ao usar da palavra, o benemérito José Nazário disse que se sentia “muito feliz por estar aqui na minha aldeia natal, junto de todos vós” e que era um “enorme prazer” inaugurar este Centro Pastoral.
De seguida fez uma referência especial ao seu amigo António Oliveira Agostinho e a todas as entidades e pessoas que deram corpo a esta obra. Finalizou recordando um frase do Presidente americado, John Kennedy: “Não perguntes o que a tua terra poderá fazer por ti, mas pergunta o que poderás fazer pela tua terra”.
A culminar este evento foi servido no salão da Associação do Casal Pardo um abundante lanche oferecido pela população.

- publicidade -

T. Antunes

- publicidade -