Casal do Rei ganhou prémio do melhor presépio

0
819

presepiovencedorO presépio do Casal do Rei foi o vencedor do concurso promovido pela Junta dos Vidais no qual participaram nove propostas diferentes e que estiveram expostos até 6 de Janeiro por toda a freguesia.
O nome do melhor presépio foi conhecido a 3 de Janeiro na sede da junta, numa cerimónia com a presença de dezenas de populares e do presidente da Câmara, entre outros autarcas.
Em segundo lugar ficou a proposta dos moradores do lugar da Ribeira de Crastos e em terceiro o presépio dos moradores do lugar dos Amigos de Cortém.
Os meninos da catequese da paróquia dos Vidais receberam também uma menção honrosa pelo presépio que estava colocado em frente à igreja matriz.
“Presépios da minha Aldeia” é o nome da iniciativa que se realizou pela primeira vez, mas que a Junta de Freguesia dos Vidais quer continuar a promover nos próximos anos.
Virgílio Filipe, presidente da Junta, salientou que o principal objectivo deste concurso foi promover a freguesia mas, ao mesmo tempo, potenciar a colaboração entre as pessoas de cada lugar.
“Quisemos criar um roteiro na freguesia, para que as pessoas pudessem visitar os vários presépios nas nossas aldeias”, referiu o autarca, que manifestou estar preocupado com a diminuição no número de habitantes em Vidais.
A este comentário, o presidente da Câmara respondeu que o fenómeno da diminuição da população acontece por todo o país e não apenas naquela freguesia.
Em relação ao concurso, Tinta Ferreira, que já no início de Dezembro tinha feito o périplo pelos nove lugares onde estiveram expostos os presépios, salientou a importância em envolver as pessoas em iniciativas conjuntas como esta.
A vereadora da Cultura, Maria Conceição Pereira, também interveio, felicitando a Junta pela ideia que teve ao lançar este desafio à população. Foi a autarca quem sugeriu que os membros do júri fossem especialistas na área. “Foi uma forma de demonstrar todo o respeito pelo trabalho que foi desenvolvido pelos vários grupos”, explicou a vereadora.
A avaliação dos presépios foi feita pelo escultor Carlos Reis, por José Antunes, director do Centro de Artes, e por Carlos Coutinho, coordenador dos Museus Malhoa e de Cerâmica. Os membros do júri aproveitaram a cerimónia de entrega de prémios para dizer que todos os trabalhos tinham muita qualidade e que foi difícil seleccionar os melhores.
No final da entrega dos prémios a população festejou com um porco no espeto, num final de tarde de convívio e animação que teve como principal objectivo promover as visitas turísticas ao concelho e dar oportunidade às várias entidades de mostrarem o seu trabalho. Cada presépio tem, pelo menos, quatro metros quadrados, mas alguns têm figuras de grandes dimensões.

 

- publicidade -