Um casal de idosos, de 83 e 85 anos, foi agredido com um pau por dois indivíduos que assaltaram a sua casa, em Broeiras (A-dos-Francos), na madrugada de 5 de Novembro.
As duas vítimas tiveram que ser transportadas para o hospital pelos bombeiros das Caldas. A mulher tinha escoriações na face e o homem teria um dos dedos partidos, o que terá acontecido quando os ladrões lhe roubaram os anéis que este tinha.
Os 224 alunos do Complexo Escolar do Furadouro, na Amoreira, estiveram sem aulas na passada sexta-feira, 2 de Novembro, depois das instalações terem sido assaltadas durante essa madrugada.
De acordo com a Câmara de Óbidos, as aulas foram suspensas durante um dia para averiguação dos danos por parte da GNR, que vedou o acesso ao interior da escola. As aulas recomeçaram a 5 de Novembro.
As 45 refeições para os jardins de infância do Vau, Amoreira e Olho Marinho, que seriam confecionadas no Complexo Escolar do Furadouro, foram asseguradas pelo Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos).
A Câmara referiu à Gazeta das Caldas que foi furtado material informático e comida da despensa.
A autarquia informou ainda que “foram reforçados os meios de segurança e vigilância em todos os complexos escolares de Óbidos”.
PSP da Amadora e Caldas prendem traficantes de droga
Uma operação conjunta das esquadras da PSP da Amadora e das Caldas da Rainha resultou na detenção de seis homens, com idades entre os 28 e os 47 anos, por tráfico de drogas. Na mesma operação, a 29 de Outubro, foi detido um outro indivíduo, com 36 anos, por imigração ilegal.
Após sete meses de investigação, foi possível montar uma operação policial com várias buscas domiciliárias nos dois concelhos, durante a qual foram apreendidos 2.370 euros em dinheiro, 144,15 gramas de heroína, 67,65 gramas de haxixe, 2,31 gramas de cocaína e vários pedaços de liamba. A polícia apreendeu ainda 49 munições de salva, uma réplica de arma de fogo, uma botija de gás pimenta, uma soqueira, uma balança e três automóveis.
Assaltos continuam
No Bombarral, a 29 de Outubro, houve dois roubos por esticão de malas a duas mulheres, de 49 e 60 anos, que caminhavam pela rua.
A PT apresentou uma queixa na GNR, a 29 de Outubro, pelo furto de 150 metros de cabo telefónico na estrada do Vau (Óbidos). Nesse dia foram assaltadas três casas, em Cabreiros (Salir de Matos), Serra do Bouro e Alvorninha. Em A-dos-Francos assaltaram uma viatura.
Um veículo que tinha sido furtado em Março, foi recuperado a 30 de Outubro pela PSP das Caldas. Na Usseira assaltaram duas casas. No mesmo dia foram ainda assaltados um veículo no Bombarral e outro em Ferrel, e uma casa na Atouguia da Baleia. Na Benedita furtaram gasóleo de um veículo.
Em Alcobaça, a 31 de Outubro, pelas 13h30, a PSP deteve um jovem de 16 anos que tinha na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 47 doses individuais e cerca de duas doses de liamba. A polícia apreendeu ainda 10 euros, por suspeitas de se tratar de dinheiro proveniente do tráfico de droga.
Um estabelecimento comercial foi assaltado nesse dia em Vale Maceira. Na Foz do Arelho assaltaram um carro e em Ferrel outro. De um estaleiro em Óbidos furtaram 130 litros de gasóleo.
Dois indivíduos, de 24 e 68 anos, foram detidos nas Caldas, a 1 de Novembro, por terem pendentes mandados de prisão. Ambos foram conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha para cumprimento de penas de 16 e 98 dias de prisão efectiva, ao qual haviam sido condenados por não terem pago multas.
Em São Martinho do Porto furtaram uma máquina fotográfica no dia 1 de Novembro. No dia seguinte a PSP de Alcobaça recuperou uma viatura que tinha sido furtada na noite anterior em Leiria. Em Óbidos houve outro furto de 130 litros de gasóleo e foi ainda assaltada uma viatura. Em Salir do Porto assaltaram uma casa.
No dia 3 foi assaltada outra residência em São Gregório e no dia 4 assaltaram um armazém nas Caldas.
Também a 4 de Novembro a PSP das Caldas deteve um cidadão estrangeiro de 30 anos, que se encontrava em situação ilegal no território nacional. O indivíduo já tinha sido detido em Fevereiro, altura em que foi notificado para abandonar voluntariamente o país no prazo de 20 dias, o que não veio a acontecer.
No mesmo dia a polícia caldense recuperou um carro e um veículo ligeiro de mercadorias que tinham sido furtados na noite anterior.
De 29 de Outubro a 4 de Novembro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 26 acidentes dos quais resultaram oito feridos ligeiros.
Uma mulher foi detida a 1 de Novembro, em Peniche, por conduzir com 1,84 gr/l. No dia 3 a GNR deteve outro condutor, no Bombarral, com 2,32 gr/l.
Um desempregado, de 55 anos, que estava a prestar serviço no Parque D. Carlos I, através de um protocolo entre o Centro de Emprego e o Centro Hospitalar, sentiu-se mal e faleceu, na manhã de 5 de Novembro.
O homem tinha sido contratado na sexta-feira anterior, para apoiar na limpeza e jardinagem do Parque e da Mata, e este era o seu primeiro dia de trabalho. Durante um intervalo, por volta das 10h40, o jardineiro disse estar a sentir-se mal e caiu para o lado. Os elementos do INEM estiveram no local e ainda tentaram reanimar o homem, mas sem sucesso.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























