Revelado o Efeito do Coronavírus no Mercado Imobiliário Português

0
1380

Dados estatísticos recentes revelam um elevado crescimento no mercado imobiliário Português entre Março de 2019 e Março de 2020.

A compra e venda de habitação segundo o Portal de Referência Imovirtual, verificou um aumento de 12% nesse mesmo período, pondo a descoberto o impacto positivo e relevante deste segmento na economia nacional.

Existem alguns valores consideráveis e passíveis de fazer virar cabeças envolvidos, quer seja pelo preço médio de compra e venda numa cidade como Lisboa (€573.021), quer por esse valor médio a nível nacional ter alcançado os €354.757.

- publicidade -

Infelizmente, este valor poderia ser inclusive mais expressivo, dado que alguns sinais surgem já que o coronavírus está a ter um impacto negativo no sector, fazendo abrandar este crescimento até então galopante para 2% no período que separam Fevereiro e Março de 2020.

 

O Panorama Atual

Ainda é relativamente cedo para verificarmos os impactos reais da pandemia no segmento imobiliário.

Para já podemos apenas assumir que este súbito abrandar de crescimento se mantenha durante os próximos meses, porém sem ainda podermos definir se o mercado entrou já numa fase descendente.

Se por um lado tal é expectável, a procura por novas habitações e oportunidades no segmento deverá continuar a ser uma prioridade para muitas famílias. Por outro, o impacto da economia global que arrisca agora uma severa crise poderá levar a um período de estagnação da compra e venda de casas.

 

O Panorama Futuro

A futurologia, como em qualquer mercado, não deve ser feita de ânimo leve.

Uma vez que o clima de incerteza é ainda bastante elevado, quaisquer previsões são inválidas e terão de ser analisadas consoante a informação mais atual for sendo disponibilizada.

Assumindo que a situação pandémica é meramente temporária e alguns compromissos vão sendo adotados pelas economias europeias ao reabrir lentamente a economia, é expetável que os piores cenários de quebra no ramo imobiliário vão sendo afastados com o tempo.

Isto não é, porém, dizer que os elevados índices de crescimento verificados no sector vão regressar da noite para o dia mas é antes relativizar que após uma ascensão meteórica, poderemos estar perante um período temporário de estagnação ou inclusive decréscimo.

 

As Oportunidades que se Colocam

Uma crise económica de qualquer dimensão apresenta sempre algumas oportunidades para os que melhor interpretarem os sinais em causa.

Se por um lado é expetável que esta possa vir a tornar-se uma das maiores crises económicas de sempre, esse fator poderá revelar-se benéfico ao refletir um preço nas habitações mais comportável do que até aqui vinha sendo.

De fato, com o crescimento meteórico do turismo em Portugal, os centros das grandes cidades foram-se vendo privados da sua massa de gente local e substituídos por inúmeros alojamentos locais, com os preços médios das habitações e arrendamentos a subirem para valores verdadeiramente incomportáveis para o nível médio de vida português.

Se estimarmos esta crise como meramente temporária e diante de uma recuperação e crescimentos rápidos conforme estimam a grande maioria das agências financeiras e economistas, poderá ser neste momento de impasse que as melhores oportunidades se apresentarão para os anos vindouros.

- publicidade -