Os equipamentos de uma casa de luxo não são, propriamente, comprados num supermercado. Tentámos perceber quanto custaria equipar uma casa de luxo e concluímos que custa exactamente o valor que o cliente quiser gastar. Nestes casos tudo é feito à medida e o preço situa-se normalmente entre as centenas e os milhares de euros
Quanto custa equipar uma casa de luxo é a pergunta que deu base a este trabalho, mas que é, literalmente, impossível responder.
O valor de uma habitação luxuosa depende essencialmente da vontade de gastar mais ou menos dinheiro.
Jacuzzi, piscina interior, sauna, ginásio, garrafeira, biblioteca, sala de projecção de filmes são alguns dos luxos. E depois há outro pormenor lógico: o investimento na segurança (e, muitas vezes na domótica)!
A privacidade (que nem sempre é sinónimo de isolamento) é outro factor a ter em conta.
Mas vamos a números. Fizemos um exercício, recorrendo a uma tabela de preços de uma conceituada marca de electrodomésticos de luxo para equipar uma cozinha.
Começámos com o forno, com opções entre os 2 e os 7 mil euros. Segue-se o frigorífico, com valores semelhantes, uma máquina de café e um micro-ondas embutidos (três mil euros para a primeira e entre mil a cinco mil euros para a segunda), uma máquina de lavar louça (mil a dois mil euros) e uma de lavar a roupa (a rondar os mil e quinhentos euros) e um exaustor (entre quinhentos e mil euros). Ainda não está totalmente equipada e já lá vão entre 11000 e 26500 euros.
É impossível estimar um limite. Basta pensar, por exemplo, que no campo das extravagâncias há uma panela de uma marca alemã com ouro e diamantes que custa 75 mil euros, uma faca italiana que custa cerca de 130 mil euros e um fogão em ferro fundido, prata e ouro que é utilizado para aquecer comidas e bebidas, mas também para aquecer a casa e que custa… 750 mil euros.
No geral, pode-se dizer que uma casa de luxo na região Oeste nunca fica por menos de 300 mil euros. Esse é o limite mínimo, “chave na mão”.
No entanto, quando se fala de propriedades luxos, estas também se encontram na região. Aí, a localização é primordial, assim como a área e a arquitectura (pela contemporaneidade, pela antiguidade ou até pela diferença) e relevância histórica do próprio edifício, mas depois há vários pormenores que influenciam o preço.
Nas plataformas online de duas agências de mediação imobiliária (uma delas dedicada a imóveis de luxo) é possível encontrar moradias (e terrenos para as construir) que se enquadram nestes critérios, por exemplo, na zona dos resorts de Óbidos.
Numa breve pesquisa encontramos também uma propriedade com uma moradia na Praia D’El Rey e outra com dois chalés contemporâneos em São Martinho do Porto avaliadas em… 3,7 e 2,5 milhões de euros, respectivamente. E em volta da Lagoa de Óbidos também há moradias de luxo a custar até 2,5 milhões de euros.


































