
O instrumento financeiro IFRRU 2020, destinado pelo Estado para apoiar investimentos em reabilitação urbana, atingiu os 203 contratos no início do ano, traduzindo-se num investimento de 588 milhões de euros para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético
Caldas da Rainha já apresentou três candidaturas ao programa IFRRU, envolvendo um investimento na ordem dos 9 milhões de euros. Ao todo, no país, já foram assinados mais de 200 contratos com um investimento de 588 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético. Após a intervenção, 83 destes edifícios terão uso habitacional, sendo os restantes 107 destinados a actividades económicas e 10 a equipamentos de utilização colectiva e na área social. Na sua grande maioria, os projectos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e câmaras municipais. É a norte do país que se situam a maioria das operações aprovadas, seguida da região de Lisboa e do centro.
Como resultado destas intervenções, espera-se a fixação de mais de mil novos residentes e perto de 900 habitações reabilitadas. A dinamização do projecto permitirá, de acordo com a estimativa do IFRRU, a utilização de 3.019 postos de trabalho, a renovação de 293,7 mil metros quadrados de edifícios públicos ou comerciais, bem como a redução anual do consumo de energia primária e a diminuição de emissões de gases com efeito estufa.
Os projectos em execução localizam-se nas áreas de reabilitação urbana, delineadas pelos respectivos municípios. Actualmente já são já 65 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.
Lançado em 2018, o IFRRU 2020 é um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020 e assume-se como o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal. Com uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros (dotações publicas e asseguradas pelos bancs parceiros), tem por objectivo proporcionar as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

































