
Projeto de Habitação Colaborativa foi um dos três apoiados no distrito de Leiria pelo Governo.
A Casa do Povo do Concelho de Óbidos foi uma das três entidades do distrito que formalizaram, anteontem, no Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, a assinatura de Contratos de Comparticipação Financeira para respostas sociais inovadoras, no âmbito do PRR.
A instituição liderada por Vítor Rodrigues viu ser atribuído financiamento público de cerca de um milhão de euros para a criação de 42 lugares Habitação Colaborativa, num projeto que supera os 2,1 milhões de euros de investimento.
A nível nacional foram aprovadas 22 iniciativas, sendo que o projeto da Casa do Povo de Óbidos foi a que mereceu maior dotação no distrito.
Na ocasião, João Paulo Pedrosa, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria elogiou a capacidade de inovação das entidades agora apoiadas, considerando fundamental a ligação com as autarquias e as instituições por forma a validar os projetos.
“Por vezes, as instituições desenvolvem projetos que não tangíveis para candidaturas no momento, mas depois, quando abrem os avisos, eles estão maturados e podem ser mais facilmente apoiados”, destacou o dirigente.
Presente na assinatura dos contratos, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social elogiou a capacidade das instituições que apresentaram “projetos fora da caixa, inovadores, que não respondem aos padrões habituais” e que são uma “prova viva da grande capacidade de reinvenção de todos nós”. Ana Mendes Godinho valorizou o facto de as entidades mostrarem “capacidade de construírem respostas à medida das necessidades das pessoas”.
A governante seguiu, depois, para Coimbra, para a assinatura do acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a Descentralização no domínio da Ação Social e que implicará com diversas autarquias da região.






























