Casa do Povo de Alfeizerão comemorou 101 anos

0
790

1-Descendentes-direccaoNo passado dia 5 de Julho  a Casa do Povo de Alfeizerão festejou o seu 101º aniversário com um almoço-convívio que decorreu no salão de festas da colectividade e que reuniu mais de 200 pessoas. A refeição foi servida por nove voluntários e na cozinha estiveram, além das cozinheiras, mais quatro voluntárias.
No final do almoço o presidente da Assembleia Geral, José Luís Monteiro de Castro, falou sobre a história da instituição que teve o seu início em 1 de Julho de 1914 com o nome de Grémio Beneficente e Recreativo de Alfeizerão. Passados 20 anos, em 15 de Março de 1934, seria constituída a Comissão Instaladora da Casa do Povo de Alfeizerão, sendo aprovados os respectivos estatutos e alvará pelo Subsecretário de Estado das Corporações e Previdência Social naquela data.
Em 30 de Outubro de 1940 viria a ser inaugurada a sede social pelo Subsecretário de Estado das Corporações.
No almoço estiveram presentes alguns descentes de elemento da primeira direcção da instituição, que assistiram ao descerrar de uma placa alusiva aos fundadores.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, enalteceu o trabalho desenvolvido pelas pessoas que ao longo dos anos passaram por esta colectividade. Referiu que este tipo de associações são uma riqueza grande  porque permite a reunião de várias famílias numa confraternização muito interessante e salutar dado que consegue juntar jovens com pessoas mais idosas e criar laços de amizade. “Parabéns a esta extraordinária instituição que tão bem tem servido a comunidade de Alfeizerão”, disse.
Depois foi a vez de se iniciar a tarde musical onde actuou o Grupo “São de Portugal”, que teve a colaboração de Tó Rodrigues no órgão.
No final ouviu-se os veteranos que compõem a “Tertúlia do Fado” da Casa do Povo: Adalberto, Pereira, António Bento, Carlos Robalo, José Machado e Zé Pereira. Participaram também neste “programa”, Odete Robalo (irmã de Carlos Robalo) que conjuntamente com os outros “artistas”, entusiasmaram o público presente que lhe dedicou fortes aplausos.

T. Antunes

- publicidade -