Mais Carnaval por todo o Oeste

0
1561
Carnaval - Gazeta das Caldas
Gazeta das Caldas - Carnaval
Nazaré

Pelo Oeste o Carnaval movimenta centenas de milhares de pessoas, que se espalham pelas diversas iniciativas. Torres Vedras e Nazaré voltaram a ser os palcos maiores da festa carnavalesca, mas também houve folia em Alcobaça, onde os Super-Heróis fizeram a festa. As cores e a diversão tão típicas desta época invadiram o Bombarral, Peniche, Cadaval e Óbidos.
Em Torres Vedras, numa grande casa de bonecas, Anabel Merkle manipula Passos e Costa, Cameron abandona o Parlamento Europeu depois do Brexit. Há Pinóquios de esquerda (Sócrates, Soares, Sampaio e Costa) e Pinóquios de direita (Durão, Passos, Cavaco e Santana). O banqueiro Salgado não escapa à sátira e também está representado no monumento ao Carnaval, que tem 14 metros de altura.
Ali a crítica social e política junta-se às causas ambientais, num ano em que o tema era Mares e Oceanos. Este é um EcoEvento, que recebe apoio e contrapartidas financeiras por resíduos recolhidos selectivamente. Além disso, existe um eco-copo, inquebrável, para combater o uso dos tradicionais copos de plástico.
Milhares de pessoas passaram por aquele que quer ser o Carnaval mais Português de Portugal, no ano em que foi criado o Samba da Matrafona, de Susana Félix, Emicida e Zeca Pagodinho.

Em Torres Vedras, na última noite de folia a GNR foi para a saída da A8 para a campanha 100%Cool, que oferecia vouchers de 10 euros para a app MyTaxi (uma aplicação que permite chamar um táxi)  e fitas alusivas à campanha aos condutores que apresentassem 0.00 gramas de álcool por litro de sangue.
Outro local onde o Carnaval assume uma importância extrema é a Nazaré, onde este ano o mote explicava que “Ná Pai Pá Gente”. Também esta festa recebeu dezenas de milhares de pessoas, como já vem sendo hábito. 

- publicidade -