Carnaval já mexe na região

0
624

carnA pouco mais de três semanas do Carnaval, já se ultimam os preparativos para os dias de folia.
Nas Caldas da Rainha será mantida a tradição do Carnaval trapalhão, satírico e muito inspirado no universo bordaliano, numa organização conjunta da autarquia, associações e grupos locais. Até ao momento, a Câmara conta com 14 carros alegóricos e mais de 800 figurantes, um número que poderá ainda aumentar até aos dias dos festejos.
Este ano, e na sequência da parceria estabelecida com a Delegação de Saúde para a iniciativa “Cidade dos Afectos”, o tema dos desfiles será os afectos, mas mantendo sempre a influência bordaliana.
O programa das festas começa na noite de sábado, 7 de Fevereiro, com a chegada dos reis do Carnaval (que ainda não são conhecidos), seguindo-se na semana seguinte os tradicionais desfiles sénior, infantil, nocturno e diurno. Tal como no ano passado, o corso caldense só sai à rua no sábado à noite e na domingo à tarde. No “feriado envergonhado” que ocorrerá na terça-feira (ver caixa), os caldenses terão de ir foliar para outras terras.
Em Torres Vedras, o amor é o tema escolhido para a edição deste ano do Carnaval, que acontecerá de 13 a 18 de Fevereiro. Considerado o Carnaval mais português de Portugal, este é caracterizado pelos seus carros alegóricos com motivos de crítica politica e social, as matrafonas e outros mascarados, que compõem o corso que desfila no centro da cidade. Os desfiles terão lugar nas noites de sábado e segunda-feira e nas tardes de domingo e terça-feira.
O acesso ao recinto dos corsos é condicionado a portadores de bilhete ou livre-trânsito. O bilhete para um corso custa 5 euros e as crianças com idade até aos 10 anos, inclusive, têm entrada gratuita. O livre trânsito para os quatro corsos tem o custo de 10 euros (à venda a partir de dia 9 de Fevereiro).
Já amanhã, 24 de Janeiro, será inaugurado o monumento ao Carnaval de Torres Vedras, situado na Praça da República.
Na Nazaré o Carnaval tem por tema “Largarem Barques e Remes” e terá sete grandes apresentações públicas, entre elas a novidade de um desfile nocturno, pela Marginal, a 14 de Fevereiro. Também os reis já foram escolhidos. Tratam-se de Delfina Santos e António João Maranhão “Perinhas”, reconhecidos foliões e personalidades com intensa actividade a nível local. A sua primeira aparição oficial acontecerá na Festa de S. Brás, a 3 de Fevereiro.
O dia 13 de Fevereiro é destinado aos mais pequenos, com um desfile que tem por mote “Carnaval 2015: Não me sai da Cabeça”.
Em Alcobaça haverá Folia & Algazarra na Amazónia. A maior floresta tropical do mundo será o tema desta edição, que decorre entre 12 e 18 de Fevereiro numa tenda frente ao mosteiro. A entrada é livre.
Em S. Martinho do Porto irá realizar-se um Carnaval nocturno, nos dias 14 e 16 de Fevereiro, com entradas livres. O corso irá passar pela Avenida Marginal e será colocada uma tenda no Jardim do Largo Eng. Frederico Ulrich, com animação musical.
Também em Peniche se irá celebrar o Carnaval, com desfiles pelas ruas da cidade nos dias 13, 15 e 17 Fevereiro. Os mascarados saem às ruas do Bombarral e Cadaval, mas o programa ainda não estava concluído à data do fecho da edição.

Municípios continuam a dar tolerância de ponto
Apesar do governo voltar a não dar tolerância de ponto no Carnaval, algumas Câmaras da região com maior tradição carnavalesca vão manter a tradição de dispensar os seus funcionários na terça-feira.
A Câmara das Caldas dará tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, à semelhança do que acontece com a de Torres Vedras, Peniche e do Cadaval.
A autarquia torriense justifica a tolerância de ponto na terça-feira com a importância do Carnaval para a economia regional e preservação da tradição. Na sua reunião de 13 de Janeiro, o executivo deliberou ainda, por unanimidade, sugerir ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que “retome a tradição de sempre e determine a tolerância de ponto para todos os funcionários públicos, para a terça-feira de Carnaval”. Uma hipótese que o governo já afastou.
No que respeita a Nazaré, Bombarral e Alcobaça, tal ainda não foi decidido em reunião de Câmara.
Em Óbidos, onde não existe grande tradição carnavalesca, os funcionários da autarquia irão trabalhar na terça-feira de Carnaval.

 

- publicidade -