“Ná Pai Pá Gente” na Nazaré
Na Nazaré, mal o ano começa e já só se pensa no Carnaval. Daí que até ao entrudo aconteçam dezenas de iniciativas a ele ligadas, como bailes e exposições. Amanhã é inaugurada a exposição evocativa do Carnaval nazareno, no Centro Cultural.
No domingo há baile da rua na Praça Sousa Oliveira com os Jakáterié. No dia 3 de Fevereiro celebra-se o Sábado Magro e o dia de S. Brás. Haverá um baile de rua no Monte de S. Brás, com Júlio Estrelinha e Valter Loureiro. No dia seguinte há baile na Praça Sousa Oliveira com ÀVivaCúCarna.
A folia continua no dia 9, com o Carnaval da Criança. No dia seguinte realiza-se uma novidade: o corso nocturno na Marginal às 22h30.
No domingo, 11 de Fevereiro, os reis passam o testemunho às 11h00 no Paço Real (Sítio da Nazaré) e há desfile na marginal (15h00), que se repete na terça-feira, dia 13. Na quarta-feira das cinzas, às 17h30, enterra-se o entrudo.
Super-heróis em Alcobaça
Em Alcobaça o tema deste ano são os Super-heróis, sendo esperadas milhares de pessoas na tenda gigante em frente ao Mosteiro. Tal como nas Caldas, o programa começa com o baile sénior na quinta-feira e o desfile das escolas na manhã de sexta-feira. A tarde de sexta-feira é dedicada ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça.
Entre sexta e segunda-feira, todas as noites na tenda são animadas por DJ’s entre 22h00 e as 4h00. No domingo e na terça-feira de Carnaval há animação na tenda e na quarta-feira, às 21h00, realiza-se o Enterro do Entrudo.
Em Óbidos o Carnaval é para as crianças
Em Óbidos o Carnaval é dos mais novos, com um desfile que envolve as escolas do concelho no dia 9 de Fevereiro. São esperadas mais de 1300 crianças das várias escolas e jardins de infância do concelho.
Mais de 600 participantes em Peniche
Em Peniche as escolas saem à rua na sexta-feira, 9 de Fevereiro, às 10h30. Nas tardes de domingo e de terça-feira realizam-se os corsos carnavalescos com 639 elementos de 22 grupos.
Entre 9 e 12 de Fevereiro revive-se o Carnaval no Clube Recreativo Penichense com baile com Os Pexins (Nuno Abelha e Vítor Maurício) até às 5h30. Nessa colectividade haverá ainda um concurso de máscaras com entrega de prémios na última noite e uma matiné para as crianças no sábado (15h00) com concurso de máscaras.
No Bombarral a festa é no palácio
No Bombarral são os mais pequenos quem dão o pontapé de saída no Carnaval, com o desfile das escolas, acompanhado pelo Grupo de Bombos e Caixas, marcado para a manhã de sexta-feira. Às 21h30, no Palácio Gorjão, começa uma festa animada pelo DJ Gabi.
No dia seguinte, a partir das 21h30, realiza-se o concurso de máscaras (individual e de grupo) ao som do DJ Dark Glasses.
A tarde de domingo, 11 de Fevereiro, destina-se ao concurso de máscaras infantil, animado pelos radiomiudos.pt e na noite de segunda-feira há nova festa no palácio, com o dj Dirty Player.
Cadaval rima com Carnaval
No Cadaval também são as crianças quem iniciam a folia, na sexta-feira às 10h30. Nesse dia estreia no cine-auditório a revista à portuguesa “P’ra frente que atrás vem Gente Gira”, do grupo cadavalense Gente Gira. Esta será exibida no sábado (21h30), domingo (17h30 e 21h30) e na terça-feira (17h30 e 21h30).
Na tarde de domingo, 11 de Fevereiro, realiza-se o corso carnavalesco pelas ruas da vila, que se repete na terça-feira, à mesma hora (15h00).
Na segunda-feira há baile de Carnaval com a banda Nova Onda na avenida ou no Pavilhão dos Bombeiros (consoante as condições meteorológicas). A entrada é livre.
Torres Vedras é um caso de estudo
Em Torres Vedras o Carnaval assume proporções diferentes. Mares&Oceanos é o tema deste ano que, em clima de festa, pretende sensibilizar para a importância da preservação ambiental. Em 2017 a novidade foi que este se tornou num eco-evento, numa parceria com a Valorsul que permitiu recolher quase 12 toneladas de embalagens (entregues no Centro de Triagem do Oeste no Cadaval) e 240 quilos de vidro. Além disso, em Torres há o EcoCopo, reutilizável e inquebrável, que permite reduzir o uso de plásticos.
Este ano a novidade é a criação de uma aplicação para smartphone que permite aos foliões ter acesso a um mapa, ao programa das festas e a um “manual de sobrevivência” com restaurantes, hotéis e informações úteis.
Amanhã, às 18h00, é inaugurada a exposição Entre Trapos e Foliões na Galeria Municipal (patente até 18 de Fevereiro).
Na sexta-feira, 9 de Fevereiro, realiza-se o corso escolar (9h30) e entronizam-se os reis (22h30), antes de haver festa com dj’s em dois palcos montados na Praça Machado Santos e na Praça Sagres.
No sábado decorre o corso nocturno e o concurso de grupos de mascarados (21h30), seguindo-se animação com DJ’s em quatro palcos: Praça Machado Santos, Praça Sagres, Mercado Municipal e Choupal.
No domingo o programa “Somos Portugal” da TVI estará em directo de Torres, onde haverá o corso com desfile de carros alegóricos.
Na tarde de segunda-feira o pavilhão multiusos da Expotorres recebe o baile de máscaras tradição (14h30) e à noite há o corso trapalhão. O concurso de matrafonas está marcado para as 23h00 na Avenida 5 de Outubro.
Na terça-feira, 13 de Fevereiro, há novo desfile às 14h30 e na quarta-feira, a partir das 21h00, dá-se o enterro do entrudo com fogo-de-artifício na Praça da República.