
A capela privada do casal Pereira, situada na Urbanização da Fonte dos Corações (Gaeiras) e aberta ao culto, é dedicada a S. João Neumann, bispo da Filadélfia (EUA), nascido na Boémia, Alemanha.
No passado dia 28 de Março foi ali celebrada, pelo pároco de Óbidos, Paulo Gerardo, a missa comemorativa dos 200 anos do seu nascimento, onde participou a comunidade local.
A capela foi construída em 1993, dois anos depois do casal, natural de Lamego e emigrante durante 23 anos nos Estados Unidos, ter regressado a Portugal. Foi em Filadélfia que Tarcísio Pereira conheceu e tornou-se devoto deste santo, e foi acalentando o desejo de, caso tivesse possibilidades no seu regresso a Portugal, de edificar uma capela em sua homenagem.
O casal comprou a vivenda no alto das Gaeiras e começou a tentar construir a capela, mas no início foi difícil pois o pároco local não deu a autorização. No entanto, Tarcísio Pereira não desistiu e foi a Lisboa falar com o então Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro, que permitiu a sua construção e passou a licença de culto para dar missa na capela, o que já acontece há 18 anos.
A imagem do santo, que se encontra na capela foi feita pelo próprio proprietário, em três meses. Já os desenhos que se encontram no tecto são do artista plástico de A-dos-Negros, Vitor Mata.
“Todos os anos, no dia 5 de Janeiro, é celebrada a missa anual em honra de S. João Neumann”, referiu Tarcísio Pereira, acrescentando que também em Maio planeiam rezar o terço.






























