Capela de Sant’Ana em Salir do Porto vai ser recuperada

0
3535

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha anunciou, esta quarta-feira, que a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição obteve financiamento, ao abrigo do “Programa Operacional MAR 2020”, para recuperar a Capela de Sant’Ana, em Salir do Porto.

Além da verba de fundos europeus, o restante financiamento foi assegurado “pelo esforço conjunto de elementos da paróquia, patriarcado, população de Salir do Porto e dos seus emigrantes, principalmente residentes nos Estados Unidos da América”.

Segundo a autarquia, as obras “vão recuperar a capela, que está bastante degradada, mas também revitalizar a área envolvente e possibilitar a reutilização do espaço para eventos religiosos, nomeadamente peregrinações”.

- publicidade -

A “Capela de Santa Ana” situa-se no Monte Santana, Salir do Porto, precisamente no promontório da barra de São Martinho do Porto, lugar ermo mas com uma localização e vista singulares sobre o mar e sobre a Baia. Terá sido construída durante o século XII, sendo um lugar territorial de grande significado social e cultural. Comparando com edifícios religiosos da mesma época, esta segue a mesma tipologia arquitectónica e é apontada como o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha.

Em torno da capela circulam várias lendas e histórias. Por exemplo, que teriam sido os cruzados, devotos a Santa Ana, a erigir a Capela e a dar o mesmo nome ao monte. Outra, aponta que este era o local de despedida dos pescadores e suas famílias. Local de culto, aqui também se realizavam celebrações religiosas.

- publicidade -