Capela de Santa Suzana foi toda restaurada

0
603
Cerimónia de inauguração após as obras decorreu na manhã do passado domingo

Na manhã do passado domingo, dia 20 de julho, foi inaugurada a obra de restauro e conservação da capela de Santa Suzana, naquele lugar da freguesia do Landal, no concelho das Caldas. As obras começaram em março de 2024.
Inicialmente foi um telhado degradado, por onde se infiltrava água, que levou ao início dos trabalhos. Após a colocação de um novo telhado, foi pintado o exterior da capela e foram colocados os degraus em mármore na entrada principal. Da primeira fase fez ainda parte o descascar e rebocar de todo o interior da torre sineira, bem como a sua pintura. Mas os achados desses trabalhos de manutenção fizeram evoluir para uma obra de recuperação e restauro. A segunda fase foi mais complexa e passou pela recuperação das pinturas originais da zona do altar-mor, que tinham já quatro camadas. A união das pedras do arco foi outro dos trabalhos, bem como a recuperação de uma janela, a desinfestação de todas as madeiras e a recuperação do gradeamento da zona do altar-mor, dos degraus e das portas laterais do painel principal e caixa de esmolas. Na zona do arco, que estava pintado, descobriram, por baixo de camadas de tinta que escondiam a informação, a pedra de fecho do arco, que refere que terá sido um tal de “Pimenta” a mandar construir a capela em 1611. Já as paredes, que estavam todas pintadas de branco, apresentam agora as pinturas originais.
“Foi um trabalho muito minucioso, custoso, difícil e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade”, esclareceu o padre José Gonçalves.
No total foram gastos mais de 77 mil euros, tendo já sido angariados cerca de 31500 euros (11100 euros da Câmara, 2500 da Junta de Freguesia do Landal, 110 euros de donativos dos paroquianos, 8000 euros de donativos de pessoas de fora da paróquia, 6207 euros de donativo por morte de Emília Pereira, 2970 euros provenientes de um almoço, 1200 euros de ofertas em material, 410 euros da venda de enfeites no restaurante Retiro dos Amigos e ainda 1000 euros doados pela Caixa Agrícola das Caldas). A dívida cifra-se, assim, pouco acima dos 46 mil euros. A missa na renovada capela ocorre todas as segundas-feiras, às 19h30. ■

- publicidade -