Cantina Social da Misericórdia aumenta de 40 para 100 as refeições diárias aos carenciados

0
643

Noticias das CaldasA partir da próxima segunda-feira, 28 de Janeiro, a cantina social, gerida pela Misericórdia vai passar a servir 100 refeições em vez das 40 que eram feitas na suas instalações e transportadas para a Colmeia (ex-Infancoop) onde a cantina funciona. Está prevista a abertura de mais duas cantinas sociais no concelho pois há pelo menos 200 pessoas em lista de espera na única cantina que é gerida pela Misericórdia local.

Na segunda-feira, 21 de Janeiro, a vereadora da Acção Social da Câmara das Caldas, Maria da Conceição Jardim Pereira entregou um triturador industrial à cantina da Misericórdia, um electrodoméstico no valor de 500 euros, que vai permitir aumentar a capacidade de resposta da cozinha.
Até agora as refeições – em número de 40 por dia – eram confeccionadas na cozinha da Santa Casa da Misericórdia, na sede desta instituição junto à Rainha e transportadas para a cantina social junto aos Silos.
“Agora vai ser possível aumentar esse número para 100”, referiu Lalanda Ribeiro, provedor da instituição, que acrescentou ter mais de 200 pessoas, cerca de 65 agregados familiares, em lista de espera.
A Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia funciona desde Setembro de 2012 na antiga creche (Colmeia) da Infancoop e tem contado com o apoio das Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Banco Alimentar, Escola de Sargentos do Exército, bem como de empresas da região.
O provedor gostaria agora que de obter apoios para a aquisição de um frigorifico industrial para a cantina social e também para as obras de ampliação da instituição que estão em curso.
Lalanda Ribeiro aproveitou a ocasião para agradecer à população caldense por ter contribuição com 1500 quilos de bens alimentares na última campanha a favor da instituição, que decorreu no Pingo Doce. Foram entregues bens como açúcar, arroz, massa, leite, cereais de pequeno almoço, óleo e conservas, que serão muito úteis para a Misericórdia distribuir por quem mais precisa.
Maria da Conceição Pereira, responsável pelos serviços sociais, sublinhou a “generosidade da comunidade caldense, que sempre tem respondido aos apelos de ajuda” e avançou que, a curto prazo, vão abrir mais duas cantinas sociais no âmbito de contratos celebrados entre a Segurança Social e a Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro e o Centro Fonte Santa da Serra do Bouro.

Câmara atenta às escolas

- publicidade -

Maria da Conceição Jardim Pereira, responsável pela Acção Social, referiu ainda que tem vindo a realizar reuniões com os directores dos agrupamentos de escolas do concelho caldense para “haver um reforço de apoios e perceber, a montante, as situações que precisam de apoio”.
Segundo a autarca “não pretendemos entrar dentro das escolas, queremos apenas reafirmar a nossa disponibilidade para colaborar na resolução dos projectos de vida das famílias”.
A ideia é perceber junto das escolas dos vários graus escolares se há famílias a precisar de ajuda e tentar dar uma resposta a quem está a passar necessidades. A autarca ainda referiu que o cruzamento de dados entre as entidades que integram a rede social de apoio é desejável de modo “a  optimizar os recursos disponíveis e de forma a chegar a todos os que precisam”.

- publicidade -