
No passado sábado foi inaugurado no pinhal da ESAD um campo canino. Esta foi uma iniciativa da União de Freguesias de Nª. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório que permite aos donos de animais domésticos passeá-los de forma mais livre e realizar algumas actividades físicas e lúdicas.
Vítor Marques, presidente daquela união de freguesias, explicou que ideia de criar este espaço visa responder a várias necessidades. Por um lado, hoje em dia há muitos animais domésticos a viver em apartamentos, sem espaço para se exercitarem livremente. Por outro, há muitos donos que gostam de passear os seus cães sem trela, o que deixou de ser permitido por lei.
O presidente da junta de freguesia explicou à Gazeta das Caldas que aquela autarquia de base tem pactuado com o facto de muitas pessoas passearam os seus cães sem trela no Parque D. Carlos I, na zona do parque de merendas, apesar de tal não ser permitido, e este novo espaço vai permitir efectivar essa proibição. “Apesar da maior parte dos cães não ser violenta, do outro lado estão pessoas a passear, inclusivamente com crianças, que sentem algum desconforto por essa situação”, justifica.
Para criar o campo canino, a Junta investiu cerca de 1.500 euros em materiais. Os trabalhos foram executados pelos funcionários da edilidade. Foi colocada uma vedação e alguns aparelhos com recurso a materiais reciclados.
Foi também estabelecido um protocolo com a ESAD que viabilizou a implantação do campo numa área de 1000 m2 no pinhal. Em contrapartida, a junta passa a fazer a manutenção de todo o espaço envolvente.
A parceria com a escola de artes caldense incluiu a realização, por alunos, da imagem e dos flyers informativos do campo com as regras do espaço. O acordo incluiu ainda um projecto curricular, a aplicar no próximo ano lectivo, para a concepção e construção de novos aparelhos para o campo, que permitam aos donos trabalhar a destreza dos seus animais.
Na inauguração estiveram presentes representantes da CRAPAA e da Rede Leonardo, que se comprometeram a realizar ali algumas actividades e a ajudar na manutenção do espaço, e representantes do município, que também colaborou na montagem do campo canino.
O espaço é de utilização livre.






























