Campanha solidária para adaptar a casa do David

0
1616
David
O David tem 10 anos e sofre de paralisia cerebral |DR

O David Lourenço tem 10 anos, é portador de paralisia cerebral. Vive com a família no concelho de Óbidos e precisa que o seu lar seja adaptado às suas necessidades.
Nesse sentido, está a decorrer uma campanha solidária que tem como objectivo a aquisição de materiais de construção que permitam terminar a adaptação da casa para melhorar a qualidade de vida do David.

Casa
A casa da família que está em obras para se adequar às necessidades da criança |DR

David Lourenço nasceu aos seis meses e sofre de vários problemas de saúde. Além da paralisia cerebral, também padece de epilepsia. Agora a casa onde vive precisa de obras de adaptação às suas necessidades.
A habitação familiar tem divisões pequenas e não permite a mobilidade necessária que David precisa. A sua cadeira de rodas não consegue circular pelas divisões não entrando, por exemplo, dentro do seu quarto. É preciso alargar a entrada de outras divisões para que ele possa circular no espaço.
Em 2014 a família da criança fez uma candidatura ao programa Rehabitar e em 2015 à Acção Qualidade de Vida promovida pela Associação Salvador. Em 2016 foi dado inicio à obra, com a verba disponibilizada por aquela associação, no valor de 4.450 euros para reabilitação da estrutura principal da casa. O problema foi que não obtiveram resposta por parte do programa Rehabitar. “Como tal ficou por disponibilizar a verba para pavimentos, sanitários e caixilharias da mesma zona da casa”, disse Conceição Lourenço, mãe do David. E como esta intervenção está agora a cargo dos pais (assim como toda a mão-de-obra), estes pretendem levar o projecto a bom porto, apostando na reciclagem e reaproveitamento de materiais e estruturas existentes.
Mas ainda é necessário mais material para que fique completa a adaptação da casa e daí terem pedido ajuda à comunidade. Os pais estão a divulgar a lista de material ainda necessário, caso alguém tenha e queira ceder alguns para esta causa. São precisos vários materiais de construção, desde telhas, portas de alumínio até aos ladrilhos e tijoleira. Também é possível ajudar através de donativos nas contas correntes abertas para aquisição de materiais nas lojas Manuel Rodrigues Ferreira e Lealmat, em nome de Carlos Filipe dos Santos Lourenço ou para o NIB 000702330029585480367  (conta Novo Banco). Os pais de David têm preferência pelos materiais de construção. Os interessados poderão contactá-los através do tel. 934010878.

- publicidade -