Campanha ambiental pretende que bebidas sejam vendidas com tara recuperável

0
542

A ONG Sciaena apresenta, esta sexta-feira, na Praia do Baleal, às 11h00, a campanha “Há mar e mar, Há usar e recuperar” juntamente com o surfista Plastic Soup Surfer, em Peniche. A iniciativa tem por objectivo implementar no país um “sistema de depósito e retorno de embalagens para que todas as embalagens de bebidas sejam vendidas com tara recuperável e possam ser devolvidas em qualquer estabelecimento de Portugal”.
Diariamente, cerca de 6 milhões de garrafas de plástico, latas, tetra packs, e garrafas de vidro “perdem-se e acabam por contaminar as cidades, o ambiente e especialmente o nosso mar”. “Está provado que a venda de bebidas com tara recuperável para reutilização
e recuperação de materiais, consegue atingir uma taxa de recolha de embalagens de mais de 90%. Mais de 40 regiões do mundo já adotaram este sistema, por ser a melhor solução para que nossos oceanos fiquem livres de lixo”, frisa a ONG.
O evento de lançamento da campanha contará com Merjin Tinga, mais conhecido como Plastic Soup Surfer. Tinga é um activista ambiental que surfa numa prancha de plásticos recolhidos de praias, ele também esteve muito envolvido na ampliação do sistema de depósito de embalagens para todas as embalagens de bebidas, inclusive de plástico, na Holanda. Estarão também presentes no evento muitos representantes locais de Peniche e ONGs.

- publicidade -