Cremes de cosmética termal, um copo de cerâmica dedicado às Termas caldenses e voucher-ofertas de tratamentos de bem-estar são as novidades.
Depois dos sabonetes feitos com água termal surgem agora os cremes para o rosto e corpo. Criados por Sandra Martins, responsável pela empresa Poção Mágica, tratam-se de dois cremes de rosto, um para pele normal e mista e outro para pela seca, e um terceiro para o corpo, que ligam a água termal a ingredientes nacionais, como o azeite, produzido próximo das Salinas de Rio Maior, ou o óleo de grainha de uva, proveniente de uma destilaria da Anadia. Um desafio maior do que a criação dos sabonetes, reconheceu a cosmetologista que demorou “mais de um ano” a desenvolver a fórmula e a sua produção, como explicou, a 18 de novembro, durante a apresentação, no Hospital Termal. A um “produto de excelência” foi associada a preocupação com a sustentabilidade, através de embalagens de vidro que podem ser reutilizadas.
A embalagem destes novos produtos conta com ilustrações da artista plástica e ceramista Mariana Sampaio, que se inspirou na identidade termal e ligação à cidade. Há referências ao lago do Parque D. Carlos e Pavilhões, ao chafariz das 5 Bicas e ao Jardim de Água, de Ferreira da Silva. O azul cobalto foi a cor escolhida, numa alusão à água mas também à azulejaria portuguesa, explicou a artista.
Desafiado a criar um objeto para uso termal, o ceramista Carlos Enxuto inspirou-se nos antigos copos utilizados no tratamento com as águas aos quais associou, no seu interior, uma rã, também característica das canecas que eram vendidas nas Caldas. “A ideia foi pegar na tradição, fazer um pequeno estudo e foi este o resultado”, exemplificou o autor, dando nota da história que é contada na embalagem.
Com o objetivo de dinamizar a vertente de bem-estar no Hospital Termal, após a intervenção ao nível das infraestruturas e equipamentos, contemplando banheiras de hidromassagem, duches vichy, de jato e circular e também equipamentos de vapor, foram criados os vouchers oferta “Este Natal, ofereça Saúde e Bem-Estar”. Estes estão disponíveis, tal como os outros produtos, na secretaria do Hospital Termal, e quem os adquirir pode optar pelas duas experiências termais que existem atualmente ou os novos programas de bem-estar (de relaxamento, purificante, refirmante e hidratante) que passam a estar disponíveis a partir de janeiro de 2023. “A ideia é que as pessoas possam adquirir o voucher, como presente de Natal, e a partir de janeiro usufruir dos novos programas”, explicou Sara Oliveira, adjunta do presidente e responsável pela gestão do Termal.
Além do novo copo e produtos da gama cosmética está a ser equacionada a criação de mais um produto da marca termal, mas que a autarquia se escusou a revelar por este se encontrar ainda em negociações.
Perto de 600 tratamentos termais prescritos durante o mês de outubro.
Em outubro foram realizadas 46 consultas médicas, que resultaram na prescrição de 589 tratamentos a realizar na ala sul do Hospital Termal. Ao nível do bem-estar houve 14 pessoas a realizar experiências termais naquele espaço.
Esta maior procura pelos tratamentos de saúde já era esperada, tendo em conta a lista de espera existente antes da reabertura do Hospital Termal, a 19 de setembro. Estes são sempre efetuados com consulta prévia e acompanhamento médico.
A autarquia pretende fazer uma aposta maior nos tratamentos de bem-estar, com um aumento da oferta já em inícios de 2023.
Em execução está também o masterplan para o desenvolvimento do termalismo caldense que, na passada sexta-feira, teve mais uma reunião, onde contou com a participação de responsáveis das mais diversas áreas.
Intitulado Plano de Intervenção Municipal para a Área Termal e Zona Envolvente e adjudicado à empresa Bruno Soares Associados, trata-se de um “instrumento de apoio à decisão política, dai ser importante que se concretize o quanto antes para depois se poderem tomar decisões”, salientou o autarca. Entre as decisões a tomar estão o local e a construção de um balneário novo, mas também o que fazer no espaço da Mata e a ligação da ESAD, do eixo criativo que é também um eixo termal, exemplificou Vítor Marques.































