Peniche celebrou na passada segunda-feira o Dia do Município com um programa de onde se destaca a inauguração da reabilitação do Reservatório do Filtro de Peniche de Cima, que custou aos serviços municipalizados perto de 148 mil euros.
O programa começou pela manhã, com a visita aos investimentos realizados pela autarquia. O reservatório foi construído em 1931 na entrada da cidade, em Peniche de Cima, para apoiar a primeira rede de abastecimento doméstico de água. A sua recuperação teve como objectivo a preservação de um património “muito relevante e fundamental para a história da cidade”, refere a autarquia em comunicado, e valorizar o espaço envolvente, tendo em conta que se enquadra numa paisagem natural “de extrema beleza”.
A obra custou 148 mil euros acrescidos de impostos. Para além da recuperação do reservatório, envolveu ainda arranjos exteriores da zona envolvente, como a iluminação, colocação de calçada e outros pavimentos, ajardinamentos e instalação de mobiliário urbano e equipamento. Foram também realizados alguns trabalhos de contenção do talude.
Antes desta visita a delegação municipal visitou o Minimercado e Bar do Parque de Campismo Municipal, obra que esteve a cargo do município.
Ainda pela manhã a comitiva visitou o navio Creoula – Universidade Itinerante do Mar, fundeado ao largo da Berlenga. Durante a visita foi homenageado o capitão-de-fragata José Cruz Martins, penichense que comanda a embarcação.
A delegação seguiu para a Berlenga, onde visitou o Centro de Visitantes criado no âmbito do Projecto LIFE Berlengas.
De tarde, na sessão solene foram atribuídos prémios de reconhecimento a vários agentes do concelho que se destacaram nas áreas da economia, educação, audiovisual e desporto. Foi ainda assinado um protocolo com a Federação Portuguesa de Natação com vista à organização da prova de natação em águas abertas Peniche a Nadar e apresentado o novo portal do município na internet.
- publicidade -






























