A Câmara Municipal de Peniche está a levar a cabo, ao longo desta semana, um programa repleto de atividades que visa assinalar o Dia Nacional do Mar.
As atividades arrancam, esta terça-feira, às 21h00, com a apresentação do livro “Pescarias e Gente do Mar de Peniche, na Casa da Távola (1758 a 1833)”, de José G. dos Loios, no Auditório do Edifício Cultural, a que se segue a apresentação do documentário GEODOC – Pescas.
Na quarta-feira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, tem lugar a Sessão de Encerramento da Expo Fish 2021, com intervenção do presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, que precede a inauguração da escultura “Traineira”, na rotunda junto à entrada do Porto de Peniche, prevista para as 17h15.
As comemorações prosseguem no sábado no Museu da Renda de Bilros de Peniche, com a abertura da exposição “Pescadores e Aves Marinhas, aliados por um mar sustentável” (16h00). Trata-se de uma mostra fotográfica que retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves tem vindo a desenvolver na região. A exposição estará patente até 30 de janeiro.
No domingo, no mesmo local (16h00), é apresentado o livro “O Real Mosteiro dos Jerónimos de Nossa Senhora da Conceição e Misericórdia do Valbemfeito (Amoreira d´Óbidos)”, de Luizinho Leal. Numa análise histórica de fundo local e regional, este é um estudo monográfico que entrecruzando dados históricos com reflexões pessoais do autor aborda a história do Real Mosteiro dos Jerónimos, desde a Ilha da Berlenga até à sua extinção, em 1834, em Vale Benfeito. ■































