Câmara de Alcobaça garante refeições a crianças em tempo de férias

0
639

São cada vez mais e mais frequentes os casos de famílias cujas dificuldades económicas se traduzem na falta de comida à mesa. Ciente de que esta é uma dura realidade a que a região não escapa, a Câmara de Alcobaça decidiu garantir as refeições escolares às crianças das escolas do concelho na interrupção lectiva para as férias de Natal.
São 80 as crianças que estão a usufruir desta medida, espalhadas pelos agrupamentos de escolas de Alcobaça, Benedita e São Martinho do Porto. “As refeições estão a ser servidas por via das Instituições Particulares de Solidariedade Social com quem já tínhamos contrato ou nas escolas”, explica o presidente da autarquia, Paulo Inácio, acrescentando que as refeições são gratuitas para as crianças.
A possibilidade de recorrer a este apoio durante a pausa nas aulas foi divulgada junto dos agrupamentos escolares do concelho. “Todos os pedidos feitos tiveram uma resposta afirmativa”, garante o autarca.
Paulo Inácio diz ainda que é intenção da autarquia fornecer o mesmo apoio nas férias escolares da Páscoa e, eventualmente, nas férias grandes, “provavelmente com mais pedidos, por causa da crise”.
As medidas da Câmara de apoio aos mais carenciados não se devem ficar pelo fornecimento de refeições às crianças. Na Assembleia Municipal da passada sexta-feira, 21 de Dezembro, Paulo Inácio anunciou que quer promover emprego para ajudar “casos extremos” de dificuldades económicas.
“Uma vez que a contratação pública é quase impossível”, o que a autarquia quer fazer é “majorar os protocolos com as IPSS’s e Juntas de Freguesia para que possam contratar essas pessoas”. Os casos mais necessitados, como as famílias em que os dois adultos do agregado familiar estão em situação de desemprego, deverão ser sinalizados pelas instituições de solidariedade social e pelas Juntas de Freguesia, “dada a proximidade”, explica.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -