Câmara das Caldas promete medidas para incrementar o uso da bicicleta na cidade

0
1068
Gazeta das Caldas
Vítor Milheiro considera a bicicleta “o melhor transporte do mundo”

A criação de ciclovias, a marcação de corredores para bicicletas na cidade, a inclusão de zonas de 30 quilómetros por hora e a existência de lugares para bicicletas nos parques de estacionamento subterrâneos, são algumas das medidas que a Câmara das Caldas pretende implementar para promover o uso deste meio de transporte. As novidades foram avançadas pelo vereador Hugo Oliveira, no passado dia 22 de Setembro, altura que se assinalou o Dia da Bicicleta, integrado na Semana da Mobilidade.

Gazeta das Caldas
Mais de duas dezenas de ciclistas da Associação Escola de Ciclismo do Oeste pedalaram pela cidade

Nas Caldas a bicicleta poderá vir a ser um meio de transporte mais utilizado do que é actualmente. A Câmara pretende apostar no seu uso, com a criação de infraestruturas, uma ciclovia entre o complexo desportivo e a ESAD e, mais tarde, com ligação a Óbidos e à lagoa. Dentro da cidade, e porque não há espaço para criar ciclovias, serão feitas marcações no chão para os ciclistas e criadas zonas de passagem a 30 quilómetros por hora.
De acordo com o vereador Hugo Oliveira, irá também avançar o projecto vencedor do Orçamento Participativo de 2015, Rainhas – Bicicletas Urbanas das Caldas da Rainha, no valor de 60 mil euros, e que prevê o aluguer de bicicletas, a juntar com o projecto da ESAD, de bicicletas eléctricas. Estão também a ser equacionados lugares de estacionamento para bicicletas nos parques de estacionamento subterrâneo, resultado de uma proposta do vereador do PS, Jaime Neto.
A autarquia caldense está ainda a trabalhar com o Turismo do Centro no sentido de integrar um projecto turístico de pacotes de estadia e percursos a pé e de bicicleta no concelho. Em parceria com a Rodoviária do Oeste (que venderá o produto turístico), serão disponibilizados segways (meio de transporte de duas rodas lado a lado) nas Caldas, para permitir aos interessados fazer os seus passeios.

A experiência de Vítor Milheiro

- publicidade -

Vitor Milheiro é professor e um apaixonado pela bicicleta, que diz ser, “provavelmente, o melhor transporte do mundo”. Contornou toda a Península Ibérica a pedalar, num total de 5795 quilómetros, num desafio iniciado em 2012 e terminado este ano (realizado por etapas e durante as férias de Verão) e que partilhou numa palestra que decorreu Complexo Desportivo no passado sábado.
O cicloturista também já viajou por toda a costa portuguesa, fez o percurso do Canal do Midi (França) e, mais recentemente, fez de bicicleta o percurso da Linha do Oeste entre Coimbra e as Caldas da Rainha. Normalmente, para as suas viagens, combina a bicicleta com outros meios de transporte, a grande maioria das vezes, o comboio. Explicou que há países onde este meio de transporte já possui lugares reservados para as bicicletas, o mesmo acontecendo com os autocarros.
Também já usou o avião uma vez, para Barcelona, com o objectivo de continuar o percurso pela Península Ibérica. Quando estes meios de transporte falham, socorre-se da ajuda dos amigos, que o levam de carro até ao destino.
“Gosto de andar de bicicleta porque é uma sensação de liberdade total”, disse o docente, destacando que há cidades, como Nova Iorque ou Barcelona, onde este meio de transporte já é utilizado por milhares de pessoas.
A bicicleta foi a protagonista no Dia Europeu Sem Carros, com a colaboração de mais de duas dezenas de ciclistas da Associação Escola de Ciclismo do Oeste, que pedalaram pela cidade.
A iniciativa culminou a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre 16 e 22 de Setembro e englobou diversas actividades, como campanhas de sensibilização, interdição ao trânsito de ruas da cidade, corridas e caminhadas, viagens gratuitas no Toma e experiências com segway turístico.
Este ano a iniciativa envolveu os pelouros da Educação, Desporto e Mobilidade, numa perspectiva integrada.

Vai ser possível apanhar as rápidas para Lisboa na Expoeste

Gazeta das Caldas
Durante a semana houve ruas fechadas ao trânsito nas Caldas

As rápidas entre Caldas da Rainha e Lisboa vão passar a ter uma paragem junto à Expoeste, permitindo aos utilizadores deixarem os veículos naquele parque de estacionamento. De acordo com o vereador Hugo Oliveira, a Rodoviária do Oeste já aceitou a proposta da autarquia, embora ainda não haja uma data prevista para começar a funcionar.
O autarca realça que, diariamente, deslocam-se de autocarro para Lisboa cerca de 800 pessoas e que metade tem de deixar o carro no centro da cidade, nos vários parques de estacionamento. Outros, vão apanhar a Rápida a Óbidos devido à facilidade em estacionar.
As rápidas já fazem actualmente uma paragem na Expoeste, mas só para a saída de passageiros sem bagagem.

- publicidade -