Câmara das Caldas homenageia professores e anuncia investimentos nos estabelecimentos escolares

0
473

A Câmara das Caldas homenageou na passada sexta-feira, 4 de Fevereiro, 10 professores do primeiro ciclo e jardim-de-infância que se aposentaram no último ano. Nesta cerimónia, que já é uma tradição deste município, foram anunciados investimentos no valor de 3,5 milhões de euros na recuperação de escolas.
A animação foi garantida pelo músico e compositor Fernando Santos, que reside actualmente na cidade.

As escolas do primeiro ciclo do Reguengo da Parada  e de Tornada irão para obras já no próximo verão. Para 2015 está prevista a intervenção na escola dos Arneiros, orçada em um milhão de euros e, no ano seguinte, deverá ser feitas obras nos estabelecimentos de ensino da Encosta do Sol e Avenal, também orçadas em um milhão de euros cada. Estas intervenções, com um valor total de 3,5 milhões de euros estão candidatadas a fundos comunitários.
A novidade foi dada aos professores pelo vereador da Educação, Alberto Pereira, na cerimónia que lotou o salão nobre na passada sexta-feira. O autarca – ele próprio professor do ensino secundário – adiantou que, além dos melhoramentos físicos, está prevista a modernização informática das escolas e a introdução de projectos “motivadores para os alunos”, como a prática de ioga ou o ensino de cerâmica.
A Câmara das Caldas quer também aproveitar a aprendizagem obtida no âmbito do projecto Comenuis-Régio com a província espanhola de Castilla la Mancha, de boas práticas ao nível das bibliotecas e dos clubes de leitura. Nesse sentido, pretende estruturar o portal das bibliotecas em conjunto com a rede de bibliotecas escolares, “criando uma sinergia indispensável ao desenvolvimento e promoção da leitura”, explicou.
Alberto Pereira disse ainda que é indispensável a autarquia garantir um reforço no apoio às crianças com necessidades educativas especiais, numa altura em que a administração central diminuiu os investimentos.
A autarquia mantém o apoio às Actividades e Enriquecimento Curricular (AEC) assegurando o transporte para a actividade física e o aluguer das instalações, quando necessário. Também continua a coordenar o serviço de refeições, estando previsto serem servidos 270 mil almoços durante este ano lectivo. A partir de Março a Câmara irá garantir o programa de distribuição de fruta escolar.
Para este ano lectivo encontram-se já em execução alguns projectos nos agrupamentos, que contam com o apoio da autarquia, como a sensibilização à língua inglesa, saúde em contexto escolar e de primeiros socorros.
A 26 de Março será assinalado o Dia Paralímpico na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro para a divulgação a toda a comunidade das modalidades desportivas paralímpicas.
No evento esteve também o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que durante vários anos dinamizou esta cerimónia na qualidade de vereador da Educação. O autarca lembrou os bons resultados apresentados pelas escolas caldenses nos rankings nacionais e destacou o investimento que pretendem fazer nas escolas, de modo a que “todas passem a ter o mesmo nível de conforto”.
Já o presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro, incentivou os docentes que agora se aposentaram a usar a sua “experiência riquíssima” em áreas sociais.
Este ano foram homenageados 190 professores do primeiro ciclo e educadores de infância que exerceram actividade no concelho e que se aposentaram no último ano. Foi ainda prestada uma homenagem póstuma ao professor da escola da Foz do Arelho, António Crisóstomo Vieira, que faleceu em Novembro do ano passado.
A cerimónia contou ainda com um momento musical, assegurado pelo compositor e autor Fernando Santos, que apresentou os temas “Onda” e “Pedro ouve os teus sonhos”.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -
- publicidade -