Câmara das Caldas assinou protocolo com Geoparque

0
334
A vereadora Conceição Henriques e o presidente do Geoparque, João Serra, firmando a parceria entre as duas entidades

Responsáveis das entidades firmaram parceria de colaboração no Hospital Termal, após visita à piscina da Rainha.

A Câmara Municipal das Caldas e a Associação Geoparque Oeste (AGEO) assinaram, no Hospital Termal, um protocolo de colaboração, no âmbito do Caldas Cidade Criativa, com o objetivo de reforçar a colaboração conjunta, no contexto da classificação da Unesco.
A vereadora da Cultura, Conceição Henriques, e o presidente da Direção da AGEO, João Serra firmaram a intenção de colaboração que visa o desenvolvimento de ações conjuntas, particularmente enquadradas na classificação da cidade termal enquanto Cidade Criativa da Unesco das Artes Populares e Artesanato.
O acordo visa a divulgação das atividades, produtos e serviços destas entidades, que vão ainda apoiar-se e fazer iniciativas conjuntas.
O Geoparque Oeste está a construir a candidatura a Geoparque Mundial da Unesco, num território composto pelos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. Ao todo, abrange uma população de 213 mil habitantes, um território de 1.154 km2, 72 km de costa atlântica e ainda 15 Km de praias de areia.
João Serra, que é também vereador da Câmara da Lourinhã, sublinhou o facto das Caldas da Rainha já ter sido reconhecida pela mesma entidade internacional e como tal “temos interesse estratégico numa união a Caldas Cidade Criativa”.
Para a vereadora da Cultura da Câmara das Caldas, Conceição Henriques, “a dimensão cultural é igualmente importante para a candidatura do Geoparque Oeste e, por isso, este protocolo “visa reforçar a cooperação nas áreas das artes e da criatividade”, rematou a autarca caldense.
O coordenador executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, sublinhou que este protocolo de colaboração institucional é importante, na medida em que “o trabalho em rede entre os territórios é um dos requisitos para a candidatura a geoparque Mundial”, sendo este um aspeto diferenciador.
Com a assinatura do documento, formalizou-se o “empenho que já existe no trabalho conjunto de ambas as partes”, rematou o responsável do Geoparque Oeste, que participou ativamente na visita, iniciada na Mata Rainha D. Leonor.

- publicidade -