Embora ainda não se tenha registado qualquer caso de infecção do Coronavírus na região, por prevenção foram suspensos dois eventos de maior dimensão nas Caldas. Os planos de contingência dos municípios e outras entidades também já estão em vigor
O aumento do número de infectados no país levou as autarquias a implementar os planos de contingência para coronavírus. A Câmara das Caldas já accionou o plano interno, que prevê medidas a adoptar para prevenir e diversos cenários para fazer face à eventualidade de infecção de funcionários municipais. No caso dos eventos, foram suspensos o Festival de Tunas e a Exposição Canina, ambos a ter lugar este fim-de-semana, por indicação da DGS. “Estes eventos iriam receber pessoas de diversos pontos do país e, no caso da Exposição Canina, também do estrangeiro”, justificou o autarca à Gazeta das Caldas.
Tinta Ferreira diz estar “apreensivo” com a situação, tendo em conta que esta tem vindo a agravar-se. Apela, por isso, às pessoas que cumpram as recomendações da DGS para que a epidemia possa ser contida.
Também em Óbidos já está implementado o plano de contingência na autarquia, e existe outros para as escolas, para os bombeiros e para a comunidade. De acordo com a delegada de saúde, Fátima Pais, o que está a ser feito é comum aos agrupamentos de centros de saúde do Oeste Norte, com as orientações da DGS e o despacho que ordena a elaboração de um plano de contingência. De acordo com a responsável, há entidades que já estão a adiar os eventos e estão a tomar medidas preventivas.
Várias outras autarquias da região também já têm implementado o plano de contingência para os seus funcionários e estão a suspender os eventos que concentram maior número de pessoas. Um desses casos são as Tasquinhas de Rio Maior, que deveriam realizar-se entre 6 e 15 de Março. Caso exista uma evolução positiva da situação, o evento voltará a abrir portas.
Diversas entidades têm suspendido os seus eventos, mesmo de menor dimensão, numa atitude preventiva, como foi o caso da noite de fados na Amoreira e o almoço-convívio dos Vilanovenses, marcados para este fim-de-semana.
IPL mantém actividades
O IPL já fez saber, em comunicado, que não irá suspender as suas actividades. Contudo, diz estar em estreita articulação com as suas escolas e a tomar medidas como a implementação do plano de contingência, a suspensão de eventos e a participação em feiras nacionais e internacionais. Há também um contacto permanente com estudantes, professores, investigadores e técnicos que tenham estado numa área com transmissão social activa, para que estes permaneçam em casa.
CHO sem casos registados
Até ao momento, o Centro Hospitalar do Oeste não registou qualquer caso de coronavírus, mas já implementou medidas de prevenção, com o objectivo de reforçar a segurança de utentes, visitantes e dos seus profissionais. Assim, agora apenas é permitida uma visita por dia por doente. Por outro lado, foi já montado um “hospital de campanha” no Hospital das Caldas.































