Câmara da Nazaré fecha 2024 com resultado positivo de mais de um milhão de euros

0
879

A Câmara Municipal da Nazaré encerrou o exercício de 2024 com um resultado líquido positivo de 1.031.619,99 euros, revertendo o défice registado no ano anterior. O relatório de gestão, aprovado na noite de terça-feira pela Assembleia Municipal, revela uma recuperação financeira face ao resultado negativo de 404 mil euros registado em 2023.

Segundo o documento citado pela agência Lusa, a autarquia do distrito de Leiria obteve rendimentos no valor de 19,7 milhões de euros e registou despesas na ordem dos 18,6 milhões, o que representa uma diferença de cerca de 5,2% entre receitas e despesas. A atividade financeira do município assentou maioritariamente nas rubricas de “Impostos, contribuições e taxas” e “Transferências e subsídios correntes obtidos”, que juntas representaram 84,2% das receitas. Só a cobrança de impostos contribuiu com cerca de 9,75 milhões de euros.

As maiores despesas do município foram com aquisição de bens e serviços (6,8 milhões de euros) e com pessoal (6,7 milhões). A autarquia, que continua vinculada ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), cumpriu o princípio do equilíbrio orçamental, ao registar um saldo positivo de 3,2 milhões de euros nas contas correntes.

- publicidade -

O passivo municipal situava-se, no final de 2024, nos 32,8 milhões de euros, refletindo um aumento residual de 54 mil euros face ao ano anterior. Quanto à execução das Grandes Opções do Plano, que incluíram o Plano de Atividades Municipais (PAM) e o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), o grau de realização foi de 70%, com 6,4 milhões de euros executados de uma dotação global de 9,1 milhões.

Os documentos de prestação de contas foram aprovados com 12 votos a favor, 11 contra e uma abstenção.

- publicidade -