Câmara comprou dois camiões para recolha de lixos e serviço de saneamento

0
1092
Para o município, os dois veículos pesados representaram um investimento de 580 mil euros

Os Serviços Municipalizados das Caldas investiram 580 mil euros na aquisição de duas viaturas pesadas, uma para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e outra para o serviço de saneamento.
A viatura de recolha dos RSU é uma Mercedes e custou perto de 240 mil euros. É diferente das tradicionais, porque em vez de um sistema de compactação hidráulico, funciona com um grande cilindro atrás que tem um sistema tipo parafuso sem-fim que roda e compacta o lixo. Depois só é preciso carregar num botão, o cilindro começa a rodar para outro lado e o lixo a ser descarregado.
Este modelo tem maior capacidade, com 22 metros cúbicos, em vez dos 14 a 16 que as viaturas tradicionais conseguem carregar. Outra das vantagens é que têm menos avarias, uma vez que não têm um compactador hidráulico.
A outra viatura é um hidroaspirador, que custou mais de 344 mil euros. Trata-se de uma viatura Volvo e será utilizada na limpeza e desobstrução de colectores de águas residuais e para a trasfega de lama das ETAR e de fossas sépticas. O depósito tem capacidade para 9000 litros e o motor consegue atingir uma capacidade de aspiração de 2000 metros cúbicos por hora. Esta nova viatura irá trabalhar em conjunto com uma outra que já existe, para chegar a locais onde não existe saneamento. “Vai permitir chegar a todo o lado, mais depressa”, realçou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, na cerimónia de apresentação dos carros que decorreu na tarde de segunda-feira, 21 de Outubro, em frente à Câmara.
Com estas duas novas viaturas, os SMAS passam a ter 12, das quais nove para recolha de lixo, dois hidroaspiradores, um tractor com cisterna e uma viatura para limpar sarjetas.
O autarca disse que o objectivo é “tentar melhorar o serviço prestado”, até porque por força das normas nacionais, agora os munícipes passaram a pagar a taxa de RSU.
Em curso está a compra de mais uma viatura para recolha de RSU, a aquisição de mais contentores e de pequenos equipamentos de varredura. Paralelamente, há obras de 8 milhões de euros para substituição das condutas de água e saneamento na cidade e está a ser preparado o projecto de ampliação da ETAR das Caldas que deverá estar pronta em 2020.

- publicidade -