A socióloga caldense Margarida Rézio recebeu, a 21 de Dezembro, uma prenda de Natal antecipada e inesperada. Ao abrir o correio deparou-se com uma carta de Roma, onde lhe era comunicada a bênção apostólica do Papa Francisco e uma foto assinada pelo próprio sucessor de Pedro.
No documento, assinado pelo assessor do Papa, o monsenhor Peter Wells, é referido que o “santo padre concede à senhora Maria Margarida, extensivo a quantos lhes são queridos a implorada bênção apostólica” e agradece o livro “Igreja de Nossa Senhora do Pópulo” e algumas lembranças religiosas que lhe enviou e com as quais “quis testemunhar ao Papa Francisco apreço e gratidão pelas muitas iniciativas do seu pontificado”.
Com o objectivo de o felicitar pelos dois anos de papado, Margarida Rézio enviou em Fevereiro de 2015 o livro que escreveu em 2013, intitulado “Nossa Senhora do Pópulo” e que apresenta uma abordagem sociológica do estado actual da conservação daquele templo, com caracterização do seu interior, da torre e da cidade vista dessa mesma torre. O seu conteúdo resulta da investigação científica que efectuou para a tese de doutoramento em Sociologia Urbana, onde estudou o Hospital Termal.
Para além disso, a caldense também criou outros pequenos objectos, como pagelas ou terços com a imagem de Nossa Senhora do Pópulo e uma oração de agradecimento a todas as pessoas e termalistas que frequentam as Caldas. Todos estes objectos são vendidos com o propósito de angariar fundos para obras de beneficiação daquele templo religioso.
À Gazeta das Caldas, Margarida Rézio não escondeu a emoção de ter recebido esta bênção, sobretudo porque admira muito este sucessor de Pedro. “Todos os atributos que lhe possa dar são poucos, porque é um Papa com um valor extraordinário, próximo da humanidade e seguindo as pisadas de Cristo”, disse, acrescentando que se trata de uma distinção “extraordinária” para um católico.
Margarida Rézio quer também dedicar a bênção aos caldenses e à cidade das Caldas da Rainha. Dado que a primeira edição do livro que fez já esgotou, está a pensar lançar uma segunda, esta com inclusão de parte da bênção, e cujos fundos angariados continuam a destinar-se às obras da paróquia. Reeditado será também o terço de Nossa Senhora do Pópulo, criado por Margarida Rézio porque quando fez o seu estudo detectou que não estavam atribuídos a este templo objectos religiosos.
“Este será o Natal mais feliz da minha vida”, rematou Margarida Rézio, que é também a presidente do apostolado de oração das Caldas da Rainha, um movimento que segue o Papa e divulga mensalmente as suas intenções para o mundo.
- publicidade -






























