No passado fim-de-semana Peniche recebeu a Mostra Internacional de Renda de Bilros. Entre um conjunto de iniciativas, a mostra contou, na noite de sábado, com um desfile alusivo à utilização das rendas de bilros na moda, organizado pela empresa caldense Caxemira Project.
A responsável pela empresa, Patrícia Oliveira, disse à Gazeta das Caldas que “a iniciativa pretendeu dar enfoque à arte da renda de bilros numa fusão entre o tradicional e o contemporâneo”.
O desfile, que teve cerca de mil pessoas na assistência, decorreu com sons bem portugueses em fundo, com temas de Stereossauro, Mariza, Amália ou Ana Moura. O fado foi a forma de acentuar o cariz tradicional das rendas tradicionais de Peniche e, combinando os dois factores, houve lugar a uma actuação da fadista local Cristina Luz.
A escola portuguesa Modatex apresentou criações dos seus alunos realizadas para o evento. Foram também apresentadas criações estilistas de diversos países, nomeadamente Espanha, Malta, Polónia, Rússia, França, Itália, Bulgária, Estónia, República Checa, Inglaterra e Hungria. As colecções encantaram o público.
Tendo por base a tradição penichense das rendas de bilros, houve lugar também para momentos de interacção com o público, apresentando trabalho das rendilheiras ao vivo.
A caldense Patrícia Oliveira comentou que “estar envolvida num evento internacional e contribuir para o seu sucesso é altamente gratificante”.
Além do desfile, a Mostra de Renda de Bilros contou com um conjunto de iniciativas de entre as quais se destacam uma conferência sobre a certificação daquela arte, um desfile de criações locais com aplicação de renda e vários momentos de música e dança. Houve também uma exposição de design de equipamento urbano pela ESAD. J.R.
Caldense organizou o desfile da Mostra Internacional de Renda de Bilros
- publicidade -































