Trabalho sobre falência renal destacado pela Anadial e Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
O caldense Bernardo Marques da Silva liderou a equipa de investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa que venceu o prémio ANADIAL-SPN. Este galardão é considerado o maior a nível nacional na área da nefrologia e foi atribuído por um trabalho desenvolvido no Serviço de Nefrologia e Transplantação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, no Hospital de Santa Maria.
A Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia distinguiram a investigação levada a cabo por Bernardo Marques da Silva e pela equipa de trabalho composta por José Charreu (aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), Inês Duarte, Cristina Outerelo e Joana Gameiro, na área da falência renal.
O grupo de investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa, o consórcio que integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, desenvolveu um trabalho de validação na população portuguesa da “Kidney Failure Risk Equation (KFRE)”.
Bernardo Marques da Silva detalha que a KFRE é uma equação que pretende estimar o risco da pessoa com doença renal crónica necessitar de terapêutica de substituição da função renal. Esta validação “confere à comunidade médica nacional uma ferramenta essencial para estabelecer quais os doentes de maior risco e melhor adequar os cuidados e planos terapêuticos”, explica o médico.































