A caldense Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” – 3MT ULisboa 2025, cuja final se irá realizar hoje, 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
Rita Eusébio está atualmente a realizar o doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, no âmbito do grupo de Ecologia Subterrânea no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), sob a orientação da professora caldense Ana Sofia Reboleira e dos professores Rui Rebelo e Maria da Luz Mathias.
A sua tese de doutoramento intitula-se “Biodiversity managment and conservation in the shallow subterranean habitats of Portugal”.
Rita Eusébio tem investigado sobre as cascalheiras, um habitat protegido em Portugal, mas sobre as quais praticamente não existe informação.
A caldense pretende, no seu doutoramento, mapear a distribuição das cascalheiras a nível nacional e estudar as comunidades faunísticas que nelas habitam, contribuindo para a sua conservação e para um melhor conhecimento da biodiversidade nacional.
Ao longo dos últimos anos, Rita Eusébio tem recebido diversas distinções pelas suas apresentações em congressos internacionais.
Em 2017 a jovem, então licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra, fez um estágio com Sofia Reboleira no Museu de História Natural, em Copenhaga, na Dinamarca.































